quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ocupação de escolas e o assassinato de um estudante em Curitiba dominam os debates na Assembleia

Estudante e professor são contra ocupação de escolas após aluno assassinar outro
A ocupação das escolas estaduais do Paraná foi tema de amplos debates no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão desta terça-feira (25/10/2016). Por solicitação do deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação da Alep, um estudante representando o Movimento Desocupa Paraná e um professor da rede estadual usaram a tribuna para manifestar posição contrária à ocupação dos colégios e consternação pela morte de um estudante de 16 anos de idade dentro de uma escola ocupada, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.
O estudante Patrick Egnaszevski leu um manifesto com uma reflexão sobre o assassinato do estudante no Colégio Estadual Santa Felicidade e questionou quais ações foram tomadas para que se pudesse evitar a tragédia. Patrick também denunciou ameaças e represálias contra quem demonstrou posição contrária às ocupações. “A morte do estudante foi o ponto final para essas ocupações. Muitos pais não sabiam o que estava acontecendo, o uso de drogas, o consumo de álcool. A gente pede o apoio da comunidade escolar e do Ministério Público para que vejam o que aconteceu ontem e tomem uma posição contrária. A gente pede que façam assembleias para decidir pela maioria. Acreditamos que não vamos conseguir debater as mudanças no ensino médio com as escolas fechadas”.
O professor Gilmar Tsalikis ressaltou a importância de debater o assunto sem comprometer o direito dos estudantes de estudarem. “A Constituição permite protestar, mas não é dessa forma, tirando o direito dos outros. Queremos buscar o diálogo com esses alunos para que possam entender o que está acontecendo. Debater, explicar a Medida Provisória e encontrar o senso comum. Já perdemos muito tempo com isso. Enquanto as escolas estão paradas não há debate e o tempo está correndo. A Medida Provisória tem 120 dias para ser aprovada”. Fonte e mais informações: www.alep.pr.gov.br
NOTA DO BLOG: A MORTE EM OCUPAÇÃODe acordo com as informações da imprensa em geral, um estudante de 16 anos foi morto numa escola estadual ocupada em Curitiba/PR. Ele foi encontrado morto na tarde da segunda-feira com ferimentos no pescoço e no tronco. Consta que a vítima e um outro aluno consumiram drogas na escola. Houve um desentendimento entre os dois e a vítima teria sido ferida com uma faca pelo acusado, de 17 anos.

Nenhum comentário: