quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Colatinenses classificadas para etapa regional da "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro"

Mais uma vez os alunos da rede municipal de ensino ganham destaque em Olimpíadas escolares. Desta vez o município de Colatina recebe destaque na "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro", categoria "Memórias Literárias", com a aluna Eduarda Frazzi Belz, da EMEF “Antônio Nicchio”. A aluna já está classificada para etapa regional, assim como a professora, Marcia Bonissi Martinelli, também classificada para a referida etapa. Eduarda está no 8º ano e seu texto teve como título “O leite e a enchente”.
A "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro" é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.
O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Quem participa são os professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de Língua Portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.
A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.
Ao todo 27 Unidades de Federação realizaram a inscrição na edição deste ano, perfazendo um total de 4873 municípios inscritos, contemplando 39662 escolas e 81269 professores. Em um panorama do estado do Espírito Santo, foram 78 municípios inscritos, perfazendo um total de 1031 escolas e 2129 professores.
O encontro regional será do dia 16 ao dia 18 de novembro, em Fortaleza/CE. Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.
Os 38 textos por categoria dos alunos finalistas que seguem para a Etapa Nacional são escolhidos e anunciados para o público nas mesmas datas e locais dos encontros regionais. A Comissão Julgadora Regional é composta por especialistas do Cenpec, da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa. Fonte: www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: