domingo, 12 de março de 2017

NOTÍCIAS GERAIS PARA O SEU DOMINGO (12-3-2017)

Redação e pesquisa: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (12-3-2017)
TEMPO NO NOROESTE DO ES - A PREVISÃO É DE UM DOMINGO (12-3-2017) DE SOL ENTRE NUVENS, COM CHUVAS PASSAGEIRAS, PARA A REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO ES.
...
ENEM EM DOIS DOMINGOS - O ENEM 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro (dois domingos seguidos), conforme nova determinação do Ministério da Educação. As provas continuarão sendo de papel, e não diretamente no computador, pois uma pesquisa junto aos estudantes rejeitou essa possibilidade. Os participantes temem que, se fosse diretamente no computador, hackers pudessem entrar no sistema prejudicando-os. As provas serão personalizadas, com nome e número de inscrição do estudante.
...
SAQUE DO FGTS - O sábado (11-3-2017) foi dia de muito movimento nas agências da Caixa Econômica Federal, que abriram em muitas cidades para pagar o FGTS das contas inativas dos trabalhadores brasileiros. Desde o dia 10 de março, podem fazer os saques nas contas os contemplados nascidos em janeiro e fevereiro. O calendário estipula que nascidos em outros meses receberão até julho, conforme cronograma mensal. (Confira calendário no facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com, publicado neste domingo, dia 12-3-2017, e também em dias anteriores).
...
VACINAÇÃO NA GRANDE VITÓRIA - O sábado (11-3-2017) foi movimentado nos municípios da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, mais precisamente em locais de vacinação contra a febre amarela. Neste domingo (12-3-2017) haverá vacinação no ginásio "Tartarugão", em Vila Velha. Cerca de mil macacos já morreram no território capixaba, desde que começou o surto de febre amarela. 20 pessoas também morreram, segundo números recentes.
...
RIO TAMBÉM TERÁ VACINAÇÃO - O estado do Rio de Janeiro vai vacinar toda a sua população contra a febre amarela, numa medida preventiva. A medida deve ser implementada em duas semanas. O estado fluminense é o único da região Sudeste do país que não registrou caso de febre amarela. Todos os outros - MG, ES e SP - tem casos registrados e estão providenciando a vacinação dos moradores das cidades atingidas pela doença, transmitida pelo mosquito silvestre Aedes aegypti.
...
ARMADILHA PARA MOSQUITO - Colatina/ES vai receber armadilhas para capturar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de saúde vão monitorar as zonas de maior infestação e instalar as armadilhas, que possuem um odor específico para atrair as fêmeas grávidas do inseto. O Governo do Estado está providenciando o envio de 198 armadilhas para o município colatinense, assim como para outros municípios capixabas. Em Colatina foram notificados 65 casos de dengue em janeiro, com a confirmação de 5; em fevereiro foram notificados 49 casos, e confirmados 2; e agora em março, houve apenas 3 notificações e nenhuma confirmação ainda.
...
ESPORTE - JOGOS DE SÁBADO, 11-3-2017: Pelo Campeonato Paulista ("Paulistão"), o Palmeiras goleou o São Paulo FC por 3 a 0, sendo que dois tentos foram considerados "golaços". A partida foi realizada na Arena do Verdão (Alianz Park), em São Paulo-Capital. E pelo Campeonato Estadual do Espírito Santo ("Capixabão"), só deu empate: Vitória 1 x 1 Real Noroeste; São Mateus 1 x 1 Tupi; e Linhares 1 x 1 Espírito Santo.
...
QUARESMA - Estamos no período da Quaresma (quarenta dias antes da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo), momento cultuado com muita fé e mortificação pelos católicos. Este é o segundo domingo da Quaresma. Na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Colatina/ES, há missas às 7h, 9h e 19h. O católico vive, especialmente, dias de jejum, esmola e oração. Junto com a Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema os Biomas Brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrados, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas. Pela campanha, os brasileiros são chamados a assumir a preservação e recuperação dos biomas, os recurso naturais que compõem as diferentes regiões do país. A Igreja Católica também comemora, em 2017, os 100 anos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba, no estado de São Paulo.
...
LAJE DESABA EM VILA VELHA - Uma igreja protestante, uma farmácia e um açougue foram destruídos por um desabamento de laje, na rua Leopoldina, no bairro Itaparica, em Vila Velha/ES. Uma obra estava sendo realizada no prédio da igreja, quando a laje desabou. O proprietário do açougue disse que perdeu tudo, num prejuízo calculado em cerca de R$ 250 mil. Ele tentará buscar os meios legais para recuperar o que perdeu. O acidente ocorreu no sábado (11-3-2017), repercutindo muito na cidade "Canela Verde".
...
CRIANÇA CAI DE PRÉDIO - Uma criança morreu ao cair de um prédio, no estado de São Paulo. Foi em Praia Grande, onde um menino de 4 anos despencou do apartamento da família e veio a óbito. O corpo será sepultado neste domingo (12-3-2017). As telas de proteção são uma necessidade em edifícios para impedir tais acontecimentos trágicos.
...
MOTORISTA BRASILEIRO CANTA AO VOLANTE - Uma pesquisa detectou que o brasileiro é o povo que mais canta dirigindo veículos automotores, em todo o mundo. A repercussão do resultado da pesquisa foi retratada em reportagens do telejornal SBT Notícias (SBT) deste fim de semana (10, 11 e 12-3-2017).
....
CORTE DE 120 OCUPANTES DE CARGOS DE CONFIANÇA - O prefeito de Colatina/ES, Sérgio Meneguelli (PMDB), informou que editou decreto exonerando 123 ocupantes de cargos comissionados (pessoas indicadas politicamente para ocupar postos na administração pública, também denominadas como cargos de confiança). Se houver, entre esses, quem ocupe cargo essencial ao funcionamento da máquina pública, o servidor comissionado será reabsorvido ou mantido temporariamente. Segundo o prefeito há excesso de servidores nos quadros municipais e, assim, essas exonerações poderão aliviar o caixa público, ensejando economia de gastos.  "Tem gente sobrando, desvio de função, havia comissionados que estavam no cargo há 14 ou 15 anos,", disse o novo chefe do Executivo colatinense, acrescentando que alguns estavam até "atrapalhando" a sua administração. "Quero a nossa cara, e teremos tolerância zero com mau comportamento de funcionários", enfatizou, referindo-se aos seus quatro anos de gestão, que começaram em janeiro de 2017. A entrevista foi veiculada na TV Sim, no sábado (11-3-2017).
...
VEREADORES NA TV - A TV Sim, de Colatina/ES, assinou contrato com a Câmara Municipal de Colatina, objetivando a volta das transmissões de sessões legislativas da Casa. As transmissões já começam nesta segunda-feira (13-3-2017), às 18h.  O presidente da Câmara, vereador Jolimar Barbosa, que havia interrompido o contrato das transmissões nos dois anos anteriores em que também presidiu a Casa (2015-2016), informou que a nova mesa-diretora entendeu que novo contrato deveria ser firmado com a emissora de TV colatinense. "Fazendo algumas economias, será possível", explicou Barbosa, a respeito do pagamento dessa nova despesa pública. O diretor da TV Sim, Michel Barth, disse que a Câmara de Colatina "foi a primeira do Brasil" a transmitir suas sessões por TV aberta (pela própria TV SIM). Para ele, a volta da transmissão mostra que os vereadores "não tem nada a esconder" e possibilitará aos moradores acompanhar os trabalhos legislativos. As sessões também serão transmitidas pela internet (sites da TV e da Câmara).

Nenhum comentário: