terça-feira, 21 de março de 2017

TERÇO DE SÃO JOSÉ ATRAI FIÉIS À CATEDRAL DE COLATINA/ES

DIA DE SÃO JOSÉ E DIA DA FELICIDADE, COM "TERÇO DOS HOMENS ESPECIAL"
Texto e reportagem: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (21-3-2017)
A Igreja Católica comemorou ontem, em várias de suas igrejas, o Dia de São José, "O Pai Adotivo de Jesus" (o dia correto é 19 de março, mas foi transferido para ontem).
Ontem também foi comemorado o "Dia Internacional da Felicidade". Em Colatina/ES, houve celebração do "Terço dos Homens Especial", dedicado a São José.
Foi a partir das 18h15min, na Catedral Sagrado Coração de Jesus. O momento de oração - com duração de cerca de meia hora - foi dirigido pelo fiel Nino Naumann, e contou também com a participação de sua esposa e outras mulheres, além de muitos fiéis homens - jovens e adultos.
Uma imagem do venerado santo foi exposta próxima do altar. A "Saudação Inicial" foi assim feita: "Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
Rezou-se em seguida a "Ave-Maria": "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."
A oração de "Oferecimento" foi esta: "A vós, glorioso São José, oferecemos este Terço, em louvor e glória de Jesus e Maria, para que sejam nossa luz, nossa guarda, nossa guia, proteção, defesa, amparo, fortaleza, alegria em todos os nossos trabalhos, tribulações e agonias. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploramos o vosso poderoso patrocínio, para que alcanceis a graça que desejamos. Falai em nosso favor, advogai em nossa causa no céu e na terra. Alegrai a nossa alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém."
Em seguida os fiéis fizeram a Oração do "Creio": "Creio em Deus-Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho e Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus. Está sentado à direita de Deus-Pai Todo Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.".
O "Pai Nosso" foi outra prece: "Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome Venha a nós o vosso reino. E seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém." E esta foi a principal oração recitada no ritual dos cinco mistérios: "Salve São José": 'São José, agraciado por Deus, o Senhor é convosco. Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto do vosso piedoso coração: Jesus. São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nossas famílias, agora e na hora de nossa morte. Amém.' Houve ainda a "Invocação de São José": "Glorioso São José, em todas as vossas aflições o anjo não vos valeu? VALEI-ME, SÃO JOSÉ!" A "Oração de Agradecimento a São José" também foi entoada pelos católicos, ao fim do Terço Especial: "Graças vos damos, glorioso São José, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, vos saudamos com a oração 'Salve Glorioso São José': Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável." Depois de um "Momento de Silêncio", para pedidos e agradecimentos pela intercessão de São José, foi procedida a oração final: "Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa, jamais, dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da Família de Nazaré, sede o Pai e protetor da nossa família e dai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José da Esperança, rogai por nós que recorremos a vós." O Terço foi concluído com a invocação da Santíssima Trindade: "Estivemos reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." Toda segunda-feira, às 18h15min, tem oração do terço na Catedral de Colatina, aberta a todos os interessados nessa poderosa prece de intercessão e devoção mariana.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde.
Foi um momento lindo, de muita oração.
É muito gratificante fazer parte deste movimento, chamado de TERÇO DOS HOMENS.
Venham participar conosoco, toda segunda-feira na Catedral de Colatina, a partir das 18h15min.

Nino Naumann