sábado, 4 de março de 2017

VITÓRIA tem 18 mil doses para vacinação neste sábado


André Sobral
Vacinação Febre Amarela
Município irá disponibilizar quatro postos de vacinação neste sábado (4)(Ampliar imagem)
A Prefeitura de Vitória vai disponibilizar mais 18 mil doses para a ação preventiva contra a febre amarela neste sábado (4-3-2017). Quatro pontos de vacinação foram organizados em diferentes regiões para cumprir a meta de vacinar toda a população ainda neste mês.
Servidores foram capacitados para atuar nessa situação atípica, que foge à rotina de vacinação no município. Também foram estabelecidas parcerias com entidades como Multivix, Emescam, Eteses e Ufes, que disponibilizaram técnicos para atuar nos pontos de vacinação coordenados pela administração municipal.
Neste sábado, a meta é de imunizar 18 mil pessoas, que podem ser atendidas a partir das 8 horas nestes postos de vacinação:
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes: rodovia Serafim Derenzi, São José;
  • Centro de Celebrações da Igreja Batista, em Jardim Camburi: rodovia Norte-Sul;
  • Arena Vitória (Álvares Cabral ): avenida Beira-Mar, Bento Ferreira;
  • Igreja Batista de Jardim da Penha: rua do Canal.

Doses

Serão distribuídas 4 mil doses em cada uma das unidades, exceto no Álvares Cabral, que contará com 6 mil doses para atendimento.
É importante que o munícipe apresente comprovante de residência, documento de identificação com foto e cartão de vacinação para crianças. Quem já completou 60 anos deve apresentar também um laudo médico para autorização de vacinação contra a febre amarela.

Unidades de saúde

Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro
Unidades de saúde vão retomar a vacinação contra a febre amarela na segunda (6)(Ampliar imagem)
Na segunda-feira (6), a vacinação segue em 27 unidades de saúde do município, com distribuição das senhas a partir das 7 horas. A quantidade de doses oferecidas diariamente é definida de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade de saúde, podendo variar de acordo com o desenvolvimento do trabalho naquele dia.
São elas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha e São Cristóvão.
A unidade de Forte São João funciona das 13 às 15 horas e atende apenas os viajantes que comprovem - com a passagem aérea - a viagem a países com recomendação da Anvisa.
"Não faltará vacina, pois fizemos um planejamento para essa imunização e temos material suficiente para que todos os moradores de Vitória sejam vacinados", explica a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.
Em Vitória, 35% da população já está imunizada contra a febre amarela.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados durante os primeiros 10 dias após a imunização. É sabido que o aumento de temperatura eleva consequentemente a quantidade de chuvas e isso tem influência no aumento da população dos mosquitos, que são os vetores da doença. Após a imunização, é preciso estar atento a sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor abdominal. Nessa situação, deve-se procurar um serviço de saúde.

Outras vacinas

A Semus informa que as vacinações de rotina continuam em todas as unidades de saúde, das 13 às 16 horas.

Parques

Como há parques com áreas de mata, o município irá mantê-los fechados até que o trabalho de vacinação seja concluído. São eles: Parque da Fazendinha, Parque Pedra da Cebola, Parque Barão de Monjardim, Parque Horto de Maruípe, Parque Natural Municipal Von Schilgen, Parque da Fonte Grande, Parque Natural Municipal Gruta da Onça, Parque Natural Municipal Dom Luís Gonzaga Fernandes, Parque Natural Municipal de Tabuazeiro, Parque Natural Municipal da Pedra dos Olhos e Parque Natural Municipal Vale do Mulembá.

Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129
Com edição de Matheus Thebaldi. 

Nenhum comentário: