sexta-feira, 3 de março de 2017

QUARESMA: MISSA ÀS 5h30min DA MADRUGADA EM COLATINA

TEXTO E FOTOS: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com
Foi realizada, nesta sexta-feira (3-3-2017), em Colatina/ES, a primeira Missa Penitencial das 5h30min da madrugada, na programação da Quaresma, período de quarenta dias de preparação para a Páscoa de Jesus Cristo.
A missa foi celebrada pelo novo pároco, padre José Valdecy Romão, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade, e contou com um bom número de fiéis, que se dispuseram a acordar mais cedo para o ritual religioso. Na missa foram ditas palavras impactantes como "jejum", "mortificação", "confissão", "arrependimento" etc.
O canto do Salmo teve o refrão: "Ó Senhor não desprezeis o coração, o coração arrependido", e o canto que precedeu a Leitura do Evangelho: "Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus". Em sua homilia, o padre orientou, entre outras coisas, que o fiel católico faça jejum, "mas junto com o jejum, que tenhamos também mudança por dentro, mudança interna, que provoca um novo comportamento externo..." Ele alertou, por exemplo, os empregadores a pagarem salários justos e em dia, o tratamento cordial entre todas as pessoas, "repartir o pão com o faminto, acolher o peregrino, vestir os nus" (Obras de Misericórdia, propostas por Jesus, na Bíblia). "Que não seja mais uma Quaresma, mas que seja 'A QUARESMA'", sugeriu o sacerdote, advertindo que "não sabemos se no próximo ano todos estaremos aqui... Caiamos de cabeça nessa Quaresma... " Ele lembrou que o processo de crescimento espiritual acontece com as ações do dia a dia, e que a missa da madrugada foi uma espécie de "jejum", pois "abdicamos de nosso sono, acordando mais cedo". E chamou todos à confissão, que poderá ser feita de acordo com os dias e horários determinados pelas igrejas e paróquias da Diocese de Colatina: "O sacramento da confissão é a certeza da misericórdia de Deus".
Na preces da comunidade ("Senhor, escutai a nossa prece"), destacou-se a oração "pelos que jejuam por falta de prover o próprio sustento". No fim da missa, o padre contou uma espécie de parábola para ilustrar a necessidade de fortalecer a fé: Disse que um homem pediu a Deus para ser forte, o suficiente para mover uma grande rocha. E esse homem, então, ia, diariamente, até a pedra e a empurrava. Após um ano, ele reclamou a Deus que não conseguiu mover a pedra, apesar de todos os dias ter feito o esforço pessoal. Deus lhe respondeu que ele não conseguiu mover a rocha, mas "OLHA PARA VOCÊ!!! VOCÊ FICOU MAIS FORTE!!!" O pároco explicou que, fazendo uma analogia com a estória, nós também nos tornaremos mais fortes espiritualmente pelo esforço diário, pelo jejum, pela penitência, ...
OBS.: NA NOITE DESTA SEXTA, HAVERÁ VIA-SACRA, A PARTIR DAS 19H, COM CONCENTRAÇÃO NA CATEDRAL E SAÍDA, LOGO APÓS, PARA O CORTEJO PELA RUA SANTA MARIA, NO CENTRO DA CIDADE. A cada sexta-feira da Quaresma, será realizada a Via-Sacra, com trajetos diferentes. (3-3-2017)

Nenhum comentário: