sábado, 4 de março de 2017

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Para marcar a data que representa a luta das mulheres por seus direitos civis na sociedade, os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, e os Centros de Referência Espacializado de Assistência Social – CREAS, de Colatina, realizarão atividades para suscitar essa temática junto aos usuários atendidos por estes órgãos públicos, em função do dia 8 de Março ser o Dia Internacional da Mulher. 
Será cumprida a seguinte programação nos CRAS: 6 de março, às 9h – O CRAS Ayrton Senna realizará uma atividade sobre saúde da mulher em parceria com a Unidade Básica de Saúde – UBS, do Ayrton Senna e uma homenagem às mulheres; 7 de março, às 9hs – O CRAS Vila Real realizará atividade com os serviços do SENAC; 8 de março, às 8h – O CRAS Colúmbia realizará palestras para as mulheres do território e, no dia 10 de março, atividade de convivência com as usuárias; 9 de março, às 9h – O CRAS Operário/Bela Vista realizará seu evento com as mulheres do território; 9 de março, às 13h – O CRAS Arlete Tardin Giuberti (localizado no bairro São Miguel) realizará uma atividade cultural, seguida de um debate/roda de conversa sobre empoderamento feminino;
9, 14, 15 e 23 de Março – O CREAS Sul discutirá a temática com os adolescentes acompanhados pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida – LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC, e suas respectivas famílias; 15 de Março, às 8h – O CREAS Norte realizará um dia de beleza em parceria dos serviços do SENAC. 15 de Março, às 18h – O CRAS Brunório Serafini (localizado no bairro São Vicente) realizará um evento com a modista Cris Rezende de Holanda, com muita arte e customização de roupas para as mulheres. No dia 23 de Março, às 14h – O CREAS Sul vai discutir a temática do Dia Internacional da Mulher no grupo de mulheres que ocorre mensalmente no serviço. 
Segundo a Assistente Social Juniele Silva, profissional do CRAS Colúmbia e militante feminista, “é de extrema relevância lembrarmos nessa data, que mesmo sendo maioria populacional e ocupando diversos espaços de trabalho, universidades e conquistando o direito ao voto, as mulheres ainda sofrem as opressões advindas do machismo e patriarcado, que objetifica seus corpos. No mercado de trabalho recebem salários menores e por vezes são discriminadas e condicionadas a uma jornada dupla, já que são responsáveis também pelas tarefas domésticas. Além disso, são as que mais sofrem violências domésticas e, por isso, devem ser consideradas pelas políticas públicas como minoria”.
A realização das atividades do Dia Internacional da Mulher, nos CRAS, faz parte do processo de execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, como estratégia de fortalecimento das usuárias atendidas por estes Centros de Referência. Fonte: Site da PMC. Postado também nos sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (4-3-2017)

Nenhum comentário: