terça-feira, 6 de dezembro de 2016
EXPECTATIVA DO NATAL aproxima fiéis católicos em rituais de muita oração
Visita à Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, do bairro Olívio Zanotelli///
Texto e fotos: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel///
A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Olívio Zanotelli, em Colatina/ES) está em fase de construção e, para isso, necessita da ajuda da população. No domingo (04/12/2016) visitei esta comunidade, a fim de rezar o Santo Terço e participar da liturgia da Santa Missa. A mim coube a Primeira Leitura (Livro do Profeta Isaías: Is 11, 1-10), que tem uma mensagem belíssima sobre o tempo que há de vir. Nossa equipe do Terço dos Homens chegou por volta das 18h, tendo como um dos objetivos auxiliar os fiéis católicos locais a criar também o seu grupo masculino do oração do Terço. O líder do grupo da Catedral, Nino Naumann, passou todas as coordenadas referentes ao tema.
Após a Oração do Terço foi celebrada a missa, sob a presidência do padre Davi (da Paróquia São Sebastião, de Novo Brasil (Governador Lindenberg/ES)), um jovem sacerdote, com cinco anos de atividade. Entre outras coisas, o religioso instruiu sobre a construção do templo, explicando que a "Casa de Deus" deve ser bem cuidada e ser edificada fisicamente com materiais superiores aos da nossa residência, em sinal de respeito e louvor ao Criador do Mundo. Falou também sobre o período de Natal, opinando que as pessoas, de um modo geral, pensam muito em papai noel e esquecem que o verdadeiro aniversariante de dezembro é Jesus Cristo. E sugeriu que os fiéis católicos construíssem em suas casas um pequeno presépio, mesmo que seja apenas com algumas peças representativas do nascimento do Menino Jesus. A sugestão foi estendida até mesmo às lojas comerciais, garantindo que o retorno espiritual é significativo.
Sobre o período do Advento, que nós católicos estamos vivendo, explicou que se trata da expectativa do nascimento de Jesus Cristo, enfatizando o trecho bíblico que fala sobre a dispobinilidade de Nossa Senhora para a vinda do nosso Salvador: "O 'sim' de Maria trouxe consequências para nós e para a humanidade inteira..." Propôs ainda que cada um faça um exame de consciência sobre o período de Natal. "Como estou preparando o meu coração para o Natal?", indagou. Fazendo uma analogia com a limpeza da casa feita pelos mineiros nessa época do ano, ele pediu a cada um que também "vasculhasse" o coração a fim de tirar dele as mágoas que ainda persistem. "O Natal só tem sentido se nós perdoarmos a todos."
Ele fez ainda um apelo para que as famílias incentivassem a vocação sacerdotal e religiosa dos jovens, não só para serem padres, mas freiras também. "Uma comunidade que não deu sequer um padre para o Reino de Deus está em dívida", asseverou. Uma das músicas populares que ele puxou, junto à assembléia, para mostrar a expectativa que todos estão tendo pela vinda de Jesus, foi a de Alceu Valença: "Tu vens, tu vens, eu já escuto o teu sinal, tu vens, tu vens, eu já escuto o teu sinal." Quanto às que fazem parte dos cânticos da Igreja, o destaque foi esta: "A nós descei Divina Luz, a nós descei Divina Luz. Em nossa alma acendei o amor, o amor de Jesus, o amor, o amor de Jesus." Uma das curiosidades ditas pelo padre, dentre várias, foi direcionada aos fiéis que visitavam pela primeira vez a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe: "Quem vai pela primeira vez a uma igreja deve, ao fim da visita, ir ao Santíssimo e fazer três pedidos."
São Silvano
Pela manhã eu havia participado da Santa Missa na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria (bairro São Silvano), que foi celebrada pelo padre Nivaldo, recuperado de problemas de saúde. Ele esteve fazendo exames médicos, que constataram alguns males coronarianos, obrigando-o a se tratar, antes de retornar à atividade sacerdotal. Há ainda um problema no pé, que precisa ser sanado em 2017. Sua celebração foi bastante elogiada pelos fiéis, muitos dos quais levaram sua solidariedade durante todo o período mais agudo da doença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário