segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primeira mulher a assumir AGU, Grace Mendonça cita Apóstolo Paulo para pedir união pela reconstrução do país

Empossada no dia 14 de setembro de 2016 na chefia da Advocacia Geral da União (AGU), a advogada Grace Maria Fernandes Mendonça é a primeira mulher a ocupar esse importante cargo do Governo Federal. 
Ela entrou no lugar de Fábio Medina Osório. No discurso de posse, a nova chefe da AGU destacou realizações do órgão, entre as quais a recuperação, em 2015, de R$ 57 bilhões para os cofres públicos, graças a atuações em diversas instâncias governamentais. Mendonça enfatizou a importância da união dos órgãos do poder público como um todo, a fim de reconstruir o país. E fez uma analogia com trechos da Bíblia Sagrada, para ilustrar suas argumentações: “Quero fazer um registro da Carta de Paulo aos Romanos, quando ele diz: 'assim como em um só corpo temos muitos membros, e cada um de seus membros detêm diferente função, dessa forma, embora sejamos muitos, fazemos parte de um só corpo'. Transpondo essa sabedoria de Paulo para nós, é muito importante que o Estado brasileiro seja esse corpo do qual todos fazemos parte, cada qual no exercício de sua função”, disse. “Que cada qual em sua função possa envidar todos os esforços nesse momento de reconstrução nacional”, concluiu. O presidente da República Michel Temer destacou o bom relacionamento de Grace com os ministros do Supremo Tribunal Federal e com os ex-chefes do órgão:
“Somos representantes do poder. Não somos o poder. Assim sendo, temos de agir harmonicamente para poder fazer crescer o país. Foram os 13 anos na função do contencioso que a qualificaram para o alto cargo de advogada-geral da União”. Grace Mendonça é advogada da União desde 2001, tendo ocupado, na AGU, cargos como o de coordenadora-geral do gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do Contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde fez sustentações orais em mais de 60 processos. Ela nasceu em 17 de outubro de 1968, em Januária (MG), e se formou em Direito na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. É especialista em direito processual civil e mestranda em direito constitucional. Fonte: Agência Brasil. Fotos reproduzidas de imagens da TV  e adaptação de texto: Paulo Maciel, p/o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio 

Nenhum comentário: