segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Semana do Bebê em Colatina/ES no mês de novembro

A Semana do Bebê será realizada em Colatina no período de 9 a 13 de novembro com uma programação repleta de atividades pedagógicas, artísticas e de saúde, visando a mobilização em favor dos direitos das crianças na Primeira Infância. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semas), Saúde (Semus), Educação (Semed), Cultura, Esportes e Lazer (Semcel) e conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Tutelar (CT).
De acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência) - órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) -, o tema deste ano do seminário, que é realizado na Semana do Bebê para médicos, enfermeiros e agentes de saúde da Família, é “Parto Normal, a Paternidade e o Parto Humanizado”, e o filme escolhido para 2015 é “Renascimento do Parto”.
Dentro do tema principal serão desenvolvidos os subtemas ”O Contato pele e pele” e “A amamentação e o Canguru”.Também serão abordados assuntos como “Métodos não farmacológicos para alívio da dor no parto normal” , “A importância da presença do pai no momento do parto”, “Aspectos legais das licenças maternidade e paternidade”, “Vacinas” e “Os primeiros cuidados: vacinas, Teste do Pezinho e higiene do bebê”.
Iniciativa
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
A iniciativa da criação da Semana do Bebê como evento importante para a atenção à criança nos primeiros anos de vida, foi de um grupo de pessoas da cidade gaúcha de Canela, que realizou a primeira edição em 2010, com o apoio do Unicef, que entende que a disseminação do evento em todo o país reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, de políticas públicas em favor dos direitos das crianças na Primeira Infância, que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização, por meio de oficinas, cursos, palestras e atividades culturais e artísticas.
O interesse do Unicef é em apoio à estratégia “Toda Mulher Toda Criança”, lançada em 2010 pela ONU, cujo objetivo é acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até seis anos, com ênfase nos primeiros dias de vida.
O Selo Unicef Município Aprovado, criado pelo Unicef, é um reconhecimento internacional que um município recebe pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Colatina recebeu esse reconhecimento na edição de 2009/2012 e está trabalhando para adquirir o reconhecimento também nessa edição 2013/2016. (19/08/2015)

Fonte: http://www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: