segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Prefeitura de Linhares aguarda nota técnica de órgãos ambientais para reabrir barra sul da foz do rio Doce em Regência

Pescadores da região têm tido dificuldade para levar suas embarcações ao mar para trabalhar
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abrirá um canal na barra sul da foz do Rio Doce, fechada recentemente por conta da longa estiagem. A obra é permitida por instrução normativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) que limita a abertura a 100 metros de comprimento, 5 de largura e 1,5 de profundidade.
A baixa do nível do Rio Doce tem criado obstáculos ao trabalho dos pescadores de Povoação e Regência, no litoral de Linhares. Está difícil chegar de barco ao mar, de onde os pescadores locais tiram seu sustento, já que a foz do rio está ficando cada dia mais estreita e rasa. Uma das saídas da foz, na margem sul, chegou a se fechar nos últimos meses.
Em busca de uma solução para o problema, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) convocou uma reunião entre a Prefeitura de Linhares, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh), Comitê de Bacias Hidrográficas Pontões e Lagoas do Rio Doce e pescadores da região.
No encontro, o oceanógrafo do Iema, Pablo Merlo Prata, explicou que, provavelmente, o fechamento da barra sul do Rio Doce tem ligação com a enchente que aconteceu na região no fim de 2013.
Segundo ele, o fenômeno de dois anos atrás trouxe muita areia para a foz do rio. A baixa da vazão por conta da estiagem faz com que o mar tenha mais força que o rio na foz, o que permite que o oceano jogue areia de volta ao continente sem a resistência da água doce, fechando a barra.
Ainda de acordo com o oceanógrafo, a solução definitiva para o problema só deve vir quando a seca passar e a vazão normal do Rio Doce reabrir a foz por completo. No entanto, é possível ajudar os pescadores abrindo um canal na margem sul da foz.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares aguarda apenas uma nota técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), do Iema e da Agerh para iniciar a obra. Segundo o secretário de Meio Ambiente Rodrigo Paneto, caso a seca persista, será apresentado ao Iema projeto para a abertura de outro canal, este, por sua vez, na barra norte do rio.
"A abertura da foz possibilita aos pescadores o retorno ao trabalho, já que a barra fechada dificulta a pesca. No entanto, vale ressaltar que é uma medida emergencial que não resolve o problema em definitivo, tendo em vista que, segundos os estudos técnicos, o baixo volume de água do Rio Doce permanecerá por mais alguns meses", disse o secretário Rodrigo Paneto.
Fonte: http://www.linhares.es.gov.br/Noticias    -    
[ Por Ramon Luz | 06/08/2015 ]
Informações à Imprensa:
Secom | secom@linhares.es.gov.br 
Telefones: 3372-1853 e 3372-1829.

Nenhum comentário: