quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ES: Oito campi do Ifes ficam entre as 20 melhores escolas do estado na média do Enem 2014

Fonte da notícia: http://www.ifes.edu.br  - Foto (reproduzida da TV):  Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM 

Oito campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ficaram entre as 20 melhores instituições de ensino do estado nas notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014. E o Campus Vitória obteve a maior nota entre todas as escolas públicas do Brasil, ficando em 22º lugar entre todas as instituições do país e em primeiro lugar entre todas as escolas do Espírito Santo. O Ifes ainda teve oito campi na lista das 40 melhores escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC). Os dados do Enem 2014 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e abrangem 15.640 escolas de todo o país. Os campi do Ifes que ficaram entre os 50 melhores do estado foram Vitória (1º), Colatina (5º), Cachoeiro de Itapemirim (8º), Cariacica (10º), Guarapari (15º), Aracruz (17º), São Mateus (18º), Nova Venécia (19º), Linhares (23º), Venda Nova do Imigrante (32º) e Ibatiba (47º). 

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes (foto), os resultados do Enem são fruto de um trabalho consistente. “Sempre temos aparecido nas primeiras posições, isso não aconteceu de repente. É um trabalho que se reflete em todo o Instituto, como vemos pelos vários campi bem colocados nos rankings”, avaliou. O reitor destaca três fatores que influenciaram no destaque obtido pelo Ifes no exame. “Isso se deve à nossa infraestrutura; aos servidores, que entregam seu trabalho com excelência; e ao esforço dos alunos. Também precisamos levar em conta que o nosso projeto pedagógico é diferenciado: o trabalho está dentro do currículo, trazendo realidade ao currículo. Isso é muito importante, tanto que os institutos federais, de maneira geral, foram muito bem no nível nacional”, apontou. (05/08/2015)
----
Edição deste ano do exame terá 7,7 milhões de participantes
Fonte: http://portal.inep.gov.br
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá 7.746.057 participantes. O dado é do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. Oportunidades - A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. (31/07/2015)

Nenhum comentário: