terça-feira, 4 de agosto de 2015

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ES: Começam as aulas na Escola Viva São Pedro

Estudante fica na escola durante nove horas e meia e recebe três refeições. Jovem aprende a ser protagonista em seu projeto de vida
Tiveram início, na segunda-feira (03/08/2015), as aulas da primeira unidade da Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro. Muito animados e bastante curiosos, os estudantes conheceram suas turmas e iniciaram os estudos nas salas temáticas e laboratórios. ESTADO - “Demos um passo importante com a implantação da Escola Viva. Ver a escola ser ocupada pelos nossos alunos nos enche de esperança. Os familiares e jovens que vieram aqui hoje estão apostando nesse projeto e isso aumenta muito a nossa responsabilidade. O que será desenvolvido aqui terá grande impacto na vida acadêmica e, com certeza, agregará valores para a vida toda”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, sobre o primeiro dia de aula. INOVAÇÃO - Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida. Na semana passada, os alunos participaram do acolhimento. Tiveram a oportunidade de traçar seu projeto de vida. A  Escola Viva propõe um conjunto de inovações para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).  DEDICAÇÃO INTEGRAL - Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.  NORDESTE - Um grupo de alunos de Pernambuco, que estudaram em escolas que utilizam a mesma metodologia da Escola Viva, participaram dos trabalhos, onde contaram as experiências vividas e o que mudou a partir da escolha de estudar nesse novo modelo de Ensino Médio. ESPÍRITO SANTO - As salas temáticas chamaram a atenção dos alunos capixabas. Para Mateus dos Santos, da 2ª série, os espaços caracterizados, onde os alunos vão até a sala do professor/disciplina, trazem benefícios para todos. “Aqui os professores podem organizar aulas diferenciadas e usar materiais práticos sem precisar se deslocar. Para nós, estudantes, a alternância também é boa, pois não ficamos no mesmo espaço o dia todo”, contou. FAMÍLIA -Marlúcia Xavier Conceição, que é mãe de aluno, contou está muito contente com o que a Escola Viva pode oferecer para os estudantes. “Estou muito orgulhosa e com grande expectativa. A gente quer sempre o melhor para nossos filhos, e estar aqui, ver de perto essa estrutura, tudo organizado é bom demais”.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação / SEDU Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Fernanda Xavier vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815.

FONTE: http://www.es.gov.br/Noticias

Nenhum comentário: