terça-feira, 11 de agosto de 2015

Choque de Ordem: Carros abandonados são recolhidos por Prefeitura de Vila Velha

“Muitos dos carros eram usados como esconderijo por criminosos, além de servirem como depósitos de lixo e proliferação do mosquito da dengue.” Foi o que afirmou o prefeito Rodney Miranda, na segunda-feira (10/08/2015), durante mais uma etapa do choque de ordem iniciado na última semana com o objetivo de coibir a ocupação irregular do espaço público. Desta vez, o alvo principal da ação foram os carros abandonados. Estima-se que Vila Velha possui mais de 200 veículos nesta situação, em terrenos e vias públicas. A operação percorreu os bairros Divino Espírito Santo e Cristóvão Colombo, na Região 1. Os veículos que estavam sem placa, praticamente sucatas, foram recolhidos e levados ao pátio da prefeitura, em Alecrim. Já os automóveis emplacados tiveram os proprietários notificados, para que providenciem o recolhimento em um prazo de três dias.Participaram dos trabalhos, as equipes de fiscalização de Posturas, de combate à endemias, abordagem de rua, limpeza pública, além de agentes da Guarda Municipal.
Inicialmente, a atuação concentrou-se na Região 1, devido estes bairros apresentarem um dos maiores números de veículos abandonados. São 80 automóveis nesta situação, segundo mapeamento realizado pela prefeitura.
Em um dos carros, as equipes chegaram a encontrar uma pequena quantidade de crack e maconha e material para consumo da droga. Em outro veículo, ainda havia uma moradora de rua dormindo, mas a mulher acabou fugindo. As equipes também flagraram carros com documentação atrasada, multas pendentes e estacionados em local irregular. Simultaneamente à ação, agentes de combate à dengue trabalhavam para eliminar possíveis focos do mosquito nos veículos e no entorno dos pontos fiscalizados. Já as equipes da assistência social prosseguiram com as abordagens aos moradores de rua e usuários de drogas, oferecendo-lhes encaminhamento a abrigos e tratamento químico, enquanto funcionários da limpeza recolhiam e lixo e entulhos deixados nestes locais.
Sete moradores em situação de rua foram abordados, sendo que um deles foi encaminhado para o Centro POP e para o Centro de Referência da Assistência Social. A população aprova a iniciativa. "Isso vai trazer mais segurança para nós, deixar nossa rua mais limpa" destacou a porteira Sueli da Silva, moradora de Divino Espírito Santo. "Eu já fui assaltado mais de dez vezes nesses pontos e em muitos deles os criminosos estavam escondidos dentro dos veículos. Por isso, eu sou a favor que ações assim sejam realizadas", acrescentou o empresário Rodrigo Pacheco.
Moradores de rua - Na última semana, a Prefeitura de Vila Velha intensificou as ações no sentido de coibir a ocupação irregular do espaço público. Na ocasião, cerca de 50 pessoas foram abordadas, mas apenas três aceitaram ir para abrigos. Os trabalhos são uma continuidade ao choque de ordem em andamento no município, que abrange desde a retirada de propagandas irregulares, abordagem e auxílio às pessoas em situação de rua, até o reforço da limpeza nos pontos de atuação. "Há pessoas que não sabem viver em coletividade e não respeitam o direto do próximo. Essa é mais uma ação integrada para o reordenamento do espaço urbano", concluiu o prefeito. Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário: