sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Notícias da Diocese de Colatina

Catequistas da Diocese de Colatina vão se reunir com o autor do livro "Brincando na catequese"

A Paróquia Santa Teresa, com o apoio da Área Ita, traz até a Diocese de Colatina o escritor e catequista Rogério Bellini. Ele fará um encontro com catequistas de toda a diocese nos dias 14 e 15 de março, em Santa Teresa. Autor de livros como "Brincando na catequese", publicado pela Paulinas Editora, Rogério Bellini busca inspiração nas brincadeiras e jogos de sua infância para criar atividades específicas de evangelização. O conteúdo de seus livros pode ser aplicado em encontros catequéticos, oferecendo ao catequista material de consulta e aplicação para que as virtudes e a Palavra de Deus possam ser assimiladas de forma lúdica.

"Discípulos Missionários" é tema de encontro do SAV

Atendendo ao que foi firmado na VII Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2008, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Colatina assume como prioridade para 2009 a formação de novos discípulos missionários. Para que as primeiras ações possam ser executadas, será realizado um encontro de formação com os agentes do SAV. O encontro será nos dias 7 e 8 de março, no Centro de Formação Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e será ministrado pelo coordenador da dimensão missionária do Espírito Santo, Orly Côgo. O tema em pauta é "Discípulos Missionários". O SAV tem por objetivos despertar a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais do chamado de Deus e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.


"Educar as crianças pela paz" é o apelo de dom Décio nesta Campanha da Fraternidade
Para o bispo de Colatina, o tema "segurança pública" responde a mais um desafio da sociedade atual


Na Quarta-feira de Cinzas (25/2), o bispo da Diocese de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, celebrou missa na Catedral de Colatina, marcando o início da Quaresma e também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009. Este ano, a campanha traz como tema "Fraternidade e Segurança Pública" e como lema "A paz é fruto da justiça".
Segundo o bispo, a Quaresma representa 40 dias de preparação para os católicos rememorarem a paixão, morte e ressurreição de Jesus. "É um caminho de conversão, momento de jejum, penitência e caridade, em que celebramos Jesus Cristo, vida plena no meio de nós", completa. Segundo dom Décio, a Campanha da Fraternidade aproveita esse período de reflexão. "É quando a Igreja responde mais uma vez aos desafios da sociedade", justifica.
A campanha deste ano traz para o centro da discussão a segurança pública. "Vivemos num clima de insegurança, onde há diversos tipos de violência contra a vida: a fome, as guerras, as drogas, a violência no trânsito e nas famílias", lembra o bispo.
Para dom Décio, a palavra "violência" é forte, mas a palavra "paz" deve ser mais forte ainda e é na educação para uma cultura nova que se encontra a esperança. "Devemos investir nisso e educar as crianças para a paz, a partilha e a solidariedade, papel este que é das famílias e das escolas", finaliza.

Nenhum comentário: