terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Deputado Elcio Alvares é eleito novo presidente da Assembleia

Por unanimidade, o deputado Elcio Alvares (D25) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na sessão preparatória ocorrida às 13 horas de segunda-feira (2). A sessão durou pouco mais de uma hora.
A chapa encabeçada por Elcio foi a única registrada. Pela composição, Rodrigo Chamoun (PSB) é o 1º vice-presidente e Josias Da Vitória (PDT) o 2º vice-presidente.
Marcelo Coelho (PSDB) foi eleito 1º secretário, Givaldo Vieira (PT) o 2º secretário, Dary Pagung (PRP) o 3º secretário e Wanildo Sarnáglia (PTdoB) o 4º secretário.
A sessão foi presidida pela deputada Luzia Toledo (PTB), que conduziu o processo de votação juntamente à então 1ª secretária, deputada Aparecida Denadai (PDT), e ao 2º secretário, deputado Paulo Foletto (PSB). A votação foi nominal e, eleita a chapa, os líderes dos partidos – ou indicados por eles – tiveram direito à fala.
"Tenho certeza de que esta Casa seguirá ampliando espaços pela transparência", disse o deputado Claudio Vereza (PT) ao justificar seu voto. E continuou: "A sociedade anseia que o processo iniciado em 2003 seja aprofundado, a saber o combate à corrupção, ao crime organizado, ao nepotismo e o aumento da transparência".
Já o deputado Sérgio Borges (PMDB) elogiou o trabalho das Mesas Diretoras anteriores, salientando que Elcio Alvares trará "a experiência que estava faltando". "Nós do PMDB estamos tranquilos com a escolha que fizemos", ressaltou, acrescentando que o Governo do Estado trabalhou junto aos deputados para construir a chapa de consenso.
"Foi uma chapa de consenso celebrada após um longo debate com o vice-governador (Ricardo Ferraço), com nosso chefe da Casa Civil (Sérgio Aboudib)", disse o deputado Freitas (PMN). "Acredito que houve sim, um grande avanço com essa eleição. É uma chapa que contempla o conjunto", enfatizou.
Pelo Democratas, o deputado Robson Vaillant ressaltou a participação do vice-governador e do chefe da Casa Civil no processo de construção da chapa. "Todos fomos ouvidos, todos colocamos nossas ansiedades, nossos desejos. E muito me orgulhou votar nessa chapa", disse, acrescentando que tem profundo respeito pelo agora presidente, deputado Elcio Alvares.
"Tenho certeza de que ele vai dar sequencia aos avanços. Não temos mais espaço para retrocesso", assegurou o deputado Paulo Foletto (PSB). "Precisamos de uma pessoa com a experiência de sua excelência para conduzir essa Casa. Estamos entregando a Assembleia com R$ 10 milhões – estão no caixa para serem administrados", comemorou.
A deputada Aparecida Denadai, pelo PDT, lembrou que a Assembleia manteve um Orçamento inferior aos demais Poderes, mas se modernizou. Foram adquiridos computadores para os deputados, e instalado um painel eletrônico. "Sabemos das dificuldades, mas confiamos que esta nova Mesa vai dar continuidade ao que foi feito. Tenho certeza absoluta que o presidente vai honrar cada voto dos deputados. "Vamos concluir este ano com muitas vitórias no Poder Legislativo", finalizou.
Após ser declarado o novo presidente da Assembleia Legislativa, Elcio Alvares elogiou sua antecessora, deputada Luzia Toledo, pela "verticalidade" com que se comportou na Presidência da Casa. Agradeceu as manifestações de apoio, e deu por encerrada a sessão preparatória.
Quem é o novo presidente:
Mineiro nascido em Ubá, Elcio Alvares veio cedo para o Espírito Santo, onde estudou e se formou advogado, tornando-se conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Espírito Santo. Atuou também como jornalista, até candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Eleito deputado federal com uma votação consagradora para a época, foi considerado um dos mais influentes parlamentares pelo Comitê de Imprensa da Câmara. Ainda era deputado quando foi escolhido como governador do Espírito Santo, na década de 80.
O governo de Elcio Alvares foi marcado por projetos desenvolvimentistas: atraiu para o Estado a Companhia Siderúrgica de Tubarão (hoje Arcelor Mittal); iniciou a construção da Terceira Ponte, da Rodoviária de Vitória, do Aquaviário e da Rodovia do Sol.
Sua primeira providência, entretanto, foi colocar em dia o pagamento do funcionalismo público. E, enquanto permaneceu no Governo, os servidores receberam em dia e sabiam, com antecedência, quando seus salários seriam pagos.
Elcio Alvares deixou o Governo com mais de 70% de aprovação. Alguns anos depois, disputou e ganhou uma cadeira no Senado Federal. Foi presidente da Comissão do Impeachment responsável pelo afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello e integrou a Comissão de Constituição e Justiça.
Foi, também, por quatro anos, líder do Governo Fernando Henrique Cardoso. No governo do presidente Itamar Franco assumiu o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. E no segundo governo de Fernando Henrique foi o primeiro civil a comandar o Ministério da Defesa.
Na eleição de 2006, Elcio Alvares foi eleito deputado estadual com 19.450 votos, sendo um dos poucos candidatos a obter votos em todos os municípios do Espírito Santo.
Prioridades são concurso, novo regimento e redução de cargos
Concurso público, redução de cargos comissionados e alterações no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) são algumas propostas da nova Mesa Diretora, eleita à unanimidade na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário "Dirceu Cardoso".
Após o discurso oficial de posse, o presidente da Casa, deputado Elcio Alvares (D25), o vice-presidente, Rodrigo Chamoun (PSB), o 1º secretário, Marcelo Coelho (PSDB), e o 2º secretário, Givaldo Vieira (PT), participaram de uma entrevista coletiva à imprensa no Salão Nobre e apresentaram as prioridades da nova diretoria. Confira alguns trechos da entrevista:
Redução de despesas: "Enxugaremos as despesas e faremos uma administração séria, de maneira transparente. A Assembleia foi o Poder que teve o menor aumento no Orçamento e, para levantar a realidade da Casa, vamos examinar todos os gastos e ver o que pode ser feito para reduzir gastos desnecessários", disse o presidente.
Concurso público: "É uma prioridade e será feito com todo o zelo. Em um exame preliminar vimos que os quadros da Assembleia cresceram desordenadamente. Vamos fazer um plano de cargos e salários, assim passaremos a ver se esses cargos são necessários ao Poder Legislativo", acrescentou.
Comunicação social: "Vamos modificar a nossa área de comunicação, para que a imprensa tenha acesso total ao que acontece na Casa. O site será modificado e passará a incluir mais informações sobre os relatórios de trabalhos das comissões permanentes e temporárias. O concurso para a área será feito por uma empresa idônea e é uma prioridade para esta gestão. Queremos que a mídia esteja conosco e prospere a cada dia", explicou Alvares.
Regimento Interno: "Vamos modificar o número de entrega de comendas, que hoje são 26, e as solenidades. O que acontece hoje aqui é exagerado e sem necessidade para um Legislativo que pretende reduzir os custos. Tudo vai ser dentro do limite. É muita comenda para a Casa, queremos que as pessoas que as receber se sintam realmente homenageadas", frisou.
Plenário: "Também pretendemos fazer emendas ao comportamento parlamentar em Plenário. A sessão é o momento em que temos para mostrar o nosso trabalho para a sociedade e a discussão sobre um projeto é fundamental. O deputado não pode ir ao microfone, utilizar poucos minutos do tempo que tem e depois ficar falando sobre o futebol com os colegas de plenário", reclamou.
Denúncias: "Desafio alguém a encontrar algum processo contra mim. Saí do Ministério da Defesa por vontade própria e altamente respeitado pelas Forças Armadas. Sei que contrariei muitos interesses enquanto ministro e fui prejudicado por isso. O presidente Fernando Henrique sabe do meu trabalho e me apoiou, eu tenho muito orgulho do meu passado e espero que vocês respeitem isso", desabafou Elcio Alvares.
Poder Executivo: "Não somos subservientes, somos solidários. Muito me orgulha fazer parceria com um Governo que hoje tem mais de 80% da aprovação da sociedade, o Governo mais bem avaliado do País. Ninguém nunca conseguiu esses índices, é um Governo sério e que quer trabalhar em parceria com os outros Poderes sempre", lembrou o presidente.
(Fonte: Ales. Site: www.al.es.gov.br)

Nenhum comentário: