quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 em Colatina: Bloco Amizade 100% Operário é campeão

O bloco Amizade 100% Operário (bairro Operário) foi o campeão do Carnaval de Colatina neste ano. Segundo informações da Secretaria de Cultura, o campeão ganhou R$ 1 mil e troféu. O segundo colocado foi o bloco Mocidade Vista da Serra (bairro Vista da Serra) e o terceiro lugar ficou com o Bloco da Lama (antiga Rua da Lama, hoje rua Germano Naumann Filho e redondezas, no Centro da cidade), cujos integrantes protestaram contra a colocação. Os dois receberam troféus. Os desfiles ocorreram no sábado e domingo (14 e 15/02) na Avenida Delta, Praça do Sol Poente, com apresentação de três blocos em cada dia.
Há anos representado pelos tradicionais blocos remanescentes das antigas escolas de samba dos bairros Bela Vista (As Loucas do Bela Vista), Operário (Amizade 100% Operário) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro(Vem quem Quer), neste ano a festa contou com os desfiles de três novos blocos: Bloco da Lama, idealizado e coordenado por moradores do centro da cidade; Bloco Unidos do Aeroporto, dos moradores dos bairros Santo Antônio e Aeroporto; e o Bloco Mocidade Vista da Serra, do bairro homônimo.
A primeira noite de desfiles foi no sábado, onde o bloco do Grupo de Capoeira Malungos, que desenvolve trabalhos sociais e de resgate folclórico na cidade, assumiu a tarefa de animar a abertura da festa carnavalesca.
O bloco "Amizade 100% do Operário" foi fundado em 1984, sendo um dos mais tradicionais do carnaval colatinense. É dirigido por Wallace Costa Barros, o Baiano, que é o presidente. Com o tema "Navegando no Asfalto – a Arca de Noé", desfilou com um total de 200 pessoas, divididas entre as alas, sendo 48 só na bateria
Os quesitos avaliados foram samba enredo, evolução, cumprimento do tempo estabelecido e animação do público. Numa decisão entre a organização e os dirigentes dos blocos, estabeleceu-se que indumentária e bateria não seriam avaliados, a fim de facilitar a disputa entre blocos mais estruturados e os estreantes da festa.
A Prefeitura Municipal disponibilizou uma verba de R$ 15 mil, a título e apoio cultural, no sentido de ajudar na manutenção da tradição cultural carnavalesca local. A verba foi dividida entre os blocos, de modo a valorizar a tradição dos blocos mais antigos e apoiar na estruturação dos blocos em formação.
Na noite de sábado, após os desfiles, animou a festa a banda de forró Trio Show da Terra, e, no domingo, a noite foi encerrada pelo contagiante axé de Chocolate & Cia. (Redação: Paulo Roberto Maciel. Fonte: Secretaria de Cultura)

Nenhum comentário: