segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Combate à dengue tem ações nesta semana em Colatina

O combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, ganhou um reforço em Colatina. A Secretaria de Saúde colocou à disposição da população um número de telefone para receber denúncias. Trata-se do 0800 285 0160, que está disponível ao público das 7h às 17 horas. Não é necessário se identificar. Podem ser dadas informações à Coordenação de Controle da Dengue, sobre imóveis abandonados, terrenos baldios, caixas d'água sem tampa, acúmulo de água e até mesmo sobre pessoas com suspeita da doença.
Desde o início do período de chuva, no fim do ano passado, 3.580 imóveis foram visitados e encontrados 530 focos. Desses, sete casos da doença foram confirmados. Os bairros mais afetados são: Honório Fraga (101 focos), Bela Vista (87), Castelo Branco, próximo da Funcab ( 63) e Colúmbia (59).
A cidade possui 53.122 imóveis, que foram divididos em 50 localidades perfazendo um total de 1.375 quarteirões. As visitas às borracharias, ferros-velhos e cemitérios continuarão sendo feitas a cada 15 dias.
Durante a semana será realizada uma mobilização em pontos estratégicos da cidade. Nesta segunda-feira, dia 16, no calçadão Geraldo Pereira, haverá exposição de materiais que servem de criadouros, como pneus, latas, garrafas, litros, caixas d'água, copos plásticos e sacolas. As pessoas receberão panfletos educativos e haverá apresentação do grupo de capoeira Malungos. Na quarta-feira, dia 18, a ação acontece na estação ferroviária e na quinta, dia 19, na rodoviária devido o grande fluxo de pessoas por causa do carnaval.
Quanto ao atendimento aos doentes foi elaborado o plano de contingenciamento que consiste em atender primeiramente nos postos de saúde, em seguida serão transferidos ao Pronto Atendimento da Santa Casa e Policlínica.
Para o secretário Edecir Pertel "o município está mobilizado para enfrentar este momento crítico e conta com a parceria da Vigilância Sanitária, Sanear, enfermeiros, agentes comunitários e associação de moradores. Agora, com esta nova iniciativa esperamos contar ainda mais com a participação dos moradores", acrescentou.
(Fonte: Prefeitura. Adaptação de texto: Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: