segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ciodes-190 divulga dicas de segurança para os dias de Carnaval

Faltam poucos dias para o Carnaval e muitos foliões já estão em ritmo de contagem regressiva para cair na folia. O diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), major Nylton Rodrigues, dá dicas de como aproveitar o feriado prolongado com segurança e evitar que a festa se transforme em algo desagradável.
Ele ressalta a importância de as pessoas entenderem que para o crime acontecer, é necessário haver oportunidade. Uma medida que pode inibir as ações criminosas é a prevenção. "Todos devem ter consciência de que são responsáveis também pela sua autoproteção", observou.
O cuidado pessoal é o primeiro passo para agir conforme as orientações da polícia. De acordo com o diretor, não usar objetos de valor como brincos, pulseiras ou cordões de ouro pode inibir um possível assalto.
"Esses objetos são facilmente arrancados e são um chamariz para os bandidos. Não é indicado carregar altas quantias em dinheiro, cartões de crédito e talões de cheque, e sim o necessário para o consumo", acrescentou o major.
Cuidado em bares e boates
Bares e boates são locais escolhidos por muitos foliões para curtir os dias de Carnaval. Mas é justamente nesses estabelecimentos que a atenção deve ser redobrada.
Muitas pessoas têm o costume de deixar celulares, carteiras, máquinas fotográficas e bolsas em cima da mesa, bem à vista de quem se aproxima. Durante uma conversa e outra, qualquer descuido é uma oportunidade para que o criminoso aja.
Nas boates, o consumo de bebida alcoólica é maior, então os foliões devem tomar cuidado com seus objetos pessoais. A dica é evitar deixá-los em cima de balcões de bares, pias de banheiros e ficar sempre atento às pessoas que estão ao seu redor.
Álcool
O uso demasiado de bebida alcoólica pode transformar a folia em tragédia. Evitar seu consumo também contribui para prevenir a violência e acidentes graves. É importante que o folião tenha em mente que bebida e direção não combinam.
Para evitar direção perigosa, o ideal é que o folião que sai de carro leve também um acompanhante que não beba para assumir o volante depois, ou opte por um táxi ou um transporte coletivo.
Neste Carnaval, haverá restrição do horário de funcionamento de trios elétricos e proibição da comercialização de bebidas alcoólicas destiladas. Os eventos terão limite de horário para acontecer e os órgãos de segurança deverão receber com antecedência a programação das festas. Tais medidas visam a proteger o cidadão que quer curtir o Carnaval com tranquilidade.
Emergência: Ciodes-190
Apesar de contribuir bastante para prevenir crimes, adotar medidas de segurança nem sempre impede que o cidadão seja vítima de uma ação criminosa. Em caso de emergência, a população pode acionar o Ciodes por meio do telefone 190, a qualquer hora do dia. O atendimento funciona 24 horas.
"Quem é assaltado não deve reagir. A vida humana é sempre mais importante. Procure manter a calma e tentar lembrar da descrição dos criminosos para posterior repasse à polícia. Detalhes como a roupa usada pelos infratores, o tipo físico, a cor da pele e a direção de fuga contribuem muito para a localização dos criminosos", ressalta o major Nylton.
Dicas para curtir o Carnaval com tranqüilidade:
- Não saia com jóias e aparelho celular, principalmente no bolso.
- Esteja sempre acompanhado de outras pessoas.
- Evite parar o carro e andar em lugares desertos.
- Mantenha-se afastado de brigas e não banque o curioso para saber o que está acontecendo.
- Evite andar com carteira fazendo volume no bolso, saia apenas com um documento de identificação e pouco dinheiro.
- Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e entre imediatamente em contato com o 190, informando as características da pessoa e a direção que ela tomou.
- Se perceber que o ambiente está tenso, saia do local. (Fonte: Governo do Estado. Inserção: Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: