sábado, 7 de fevereiro de 2009

Governo do Estado formaliza apoio às escolas de samba capixabas

Na reta final dos preparativos para o desfile das escolas de samba no Carnaval capixaba, a comunidade do samba tem um bom motivo para comemorar. Após seis anos de ausência, o Governo do Estado retorna oficialmente ao maior evento da festa de momo.
Na sexta-feira (06), o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente, assinaram o convênio que destina recursos financeiros à Liga Espiritossantense das Escolas de Samba (Lieses) para repasse às agremiações. A solenidade aconteceu no Palácio da Fonte Grande, com as presenças do presidente da Lieses, Rogério Sarmento, da secretária de Estado da Cultura, Dayse Oslegher, do deputado Federal, Lelo Coimbra, do vice-prefeito de Vitória, Sebastião Barbosa, do secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, de vereadores da Capital, presidentes das escolas de samba e comunidade.
"Nos últimos dias tive a oportunidade de visitar algumas escolas de samba. Vi que o trabalho é profissional, organizado e envolve muito bem as comunidades. Isso é muito saudável. Essa parceria do Governo do Estado com a Lieses e com as escolas de samba está consolidada, e tenho absoluta certeza que ela chegou num bom momento. As escolas levam à avenida toda riqueza da etnia do povo brasileiro. Hoje o primeiro passo foi sacramentado e poderemos ampliar o apoio nos próximos anos", destaca o vice-governador Ricardo Ferraço. Ao todo, o Governo do Estado irá destinar R$ 325 mil.
"O Carnaval capixaba há muito tempo é um atrativo turístico. O desfile das escolas de samba é um movimento legítimo, organizado, que prestigia e valoriza as coisas de nossa terra. Basta observar os enredos. A grande festa que é realizada no Sambódromo faz parte do roteiro carnavalesco dos grandes centros do Brasil", comemora o secretário Marcus Vicente.
O desfile das escolas de samba acontece nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo, no bairro Santo Antônio, em Vitória. Serão 12 agremiações na avenida, representando as cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. São elas: Andaraí, Imperatriz do Forte, Novo Império, Pega no Samba, Unidos da Piedade, Unidos de Barreiros, Unidos de Jucutuquara, Independentes de Boa Vista, Mocidade Unida da Glória, Independente de São Torquato, Rosas de Ouro e Tradição Serrana.
"Esse namoro do Governo do Estado vem desde o ano passado, e agora essa parceria está concretizada. Nosso Carnaval é competitivo e com a participação do Estado e da Prefeitura de Vitória teremos condições de representar bem a cultura do Espírito Santo. Foram muitos anos de ausência da administração estadual, que felizmente é coisa do passado", ressalta o presidente da Lieses, Rogério Sarmento.
Atual tricampeã do Carnaval capixaba, a Unidos de Jucutuquara é a maior vencedora desde que o desfile das escolas de samba voltou a ser competitivo. Em sete edições, a agremiação, que tem uma coruja como símbolo, faturou cinco campeonatos.
"Estou surpreso e muito motivado com a dedicação que as pessoas e as escolas de samba têm com o Carnaval capixaba. As agremiações são profissionais e têm credibilidade e respeito. Isso é fruto de um trabalho sério e organizado", destaca o vice-prefeito de Vitória, Sebastião Barbosa.
(Fonte: Governo do Estado. Inserção: Paulo Roberto Maciel. Site: www.es.gov.br)

Nenhum comentário: