O impresso "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas
celebrações da Palavra em nas igrejas de sua jurisdição. Ano C -
XXIX - Nº 1781 - 29ª Semana do Tempo Comum.Cor verde. ANO MISSIONÁRIO DIOCESANO.
MÊS MISSIONÁRIO. Tema: “PERSEVERAR NA ORAÇÃO E NO TESTEMUNHO: CAMINHO PARA A JUSTIÇA E O BEM COMUM". DIA DAS MISSÕES E DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA . Domingo, 20/10/2019.
--O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra
no item "Preparando
a Partilha da Palavra", onde diz: "A mensagem da liturgia deste domingo é a oração. A primeira leitura mostra que Deus se faz presente no compromisso com a comunidade por intermédio de Moisés que, de mãos levantadas, intercede por seu povo. A segunda leitura exalta a Palavra de Deus, apresentando-a como útil para ensinar, corrigir e formar segundo a justiça. O Evangelho nos convida a orar sem desanimar, pois quem reza não perde a esperança, e quando o Senhor vier para fazer justiça, será encontrado em vigilante espera. O episódio narrado na primeira leitura de hoje contém uma lição muito válida: ensina-nos que, para atingir objetivos superiores às nossas forças, precisamos orar sem cessar, a exemplo de Moisés que ora a Deus por seu povo que luta pela sobrevivência. A ação eficaz de Deus dá a vitória a seu povo. A mensagem da 1ª leitura torna-se oração no Salmo 120, onde a comunidade inteira e cada fiel encontram nesta atitude de abandono confiante a certeza de um auxílio contínuo. Na segunda leitura da Carta de São Paulo a Timóteo, provavelmente escrita entre o final do século I e o início do II, começam a agravar as perseguições aos cristãos, e também a fé da comunidade começa a perder forças. E para encorajá-la Paulo reforça a necessidade de perseverar na oração e faz um apelo a prosseguir lutando, acreditando que a Palavra de Deus tem a sua eficácia e que cedo ou tarde ela produzirá muitos frutos na vida de quem a ouve. E nas Sagradas Escrituras, encontramos a via pela qual é comunicada a sabedoria de Deus à nossa vida. Hoje Jesus nos apresenta um ensinamento sobre o valor de nossa súplica para nossa vida e vivência do Evangelho. Jesus conta a parábola da viúva insistente e do juiz injusto que a atende, não para fazer justiça, mas para evitar aborrecimentos. Porém, Deus não é como esse juiz, ele atende os nossos pedidos quando nossa oração for expressão da busca do bem comum e da justiça. A oração, segundo o evangelho, é o recurso de que dispomos para estabelecermos mais intimidade com o Senhor e desse modo nos engajarmos na comunidade eclesial e na história até que ele venha. Concluímos que a oração que chega ao coração de Deus é aquela que parte do senso da justiça, do anseio pelo resgate dos direitos dos que são injustiçados. Não é uma petição de coisas a mais, nem de supérfluos, para atender os caprichos pessoais. A oração ouvida por Deus é aquela que busca o bem comum, com o qual a pessoa já está comprometida. Quem só pensa em si mesmo não se sintoniza com Deus."
”.
--Refletindo o Dia Mundial das Missões
(ler para a assembleia): "A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas e nos faz ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, a qual verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impelenos até aos confins da terra e requer constante e permanente conversão missionária. Cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Para o amor de Deus, ninguém é inútil nem insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque é fruto do amor de Deus. À Maria, nossa Mãe, confiamos a missão da Igreja. Unida ao seu Filho, desde a encarnação, a Virgem colocou-se em movimento e deixou envolver-se totalmente pela missão de Jesus; missão que, ao pé da cruz, havia de se tornar também a sua missão: colaborar como Mãe da Igreja para gerar, no Espírito e na fé, novos filhos e filhas de Deus. Aos missionários e às missionárias e a todos aqueles que, de algum modo, participam, em virtude do seu Batismo, na missão da Igreja, de coração, envio a minha bênção. (Trecho da mensagem do Papa Francisco). ”. - LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: Rm 4,20-25; Lc 1,69-75; Lc 12,13-21. 3ª feira: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21; Sl 39; Lc 12,35-38. 4ª feira: Rm 6,12-18; Sl 123; Lc 12,39-48. 5ª feira: Rm 6,19-23; Sl 1; Lc 12,49-53. 6ª feira: Rm 7,18-25a; Sl 118; Lc 12,54-59. Sábado: Rm 8,1-11; Sl 23; Lc 13,1-9. Domingo: Eclo 35, 12-14.16-18; Sl 33; 2Tm 4,6-8.16-18; Lc 18,9-14.
Fonte: ImpressoODiadoSenhorDiocesedeColatina
SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE
COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 -
COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail:
diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site:
www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde
(Ibiraçu/ES): www.nossasenhoradasaude.org.br .TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (CANAL NO YOUTUBE), reporterpaulomaciel.blogspot.com (BLOG) e www.facebook.com/paulomacieldaradio (REDE SOCIAL) (19-10-2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário