quarta-feira, 30 de outubro de 2019

LITURGIA,31/10/2019,5ª-f.:30ª.STC. Sto.Afonso Rodrigues.Voz:Paulo Maciel - Colatina/ES

Liturgia Diária da Palavra, 31/10/2019, quinta-feira. XXX Semana do Tempo Comum (STC). Dia de SANTO AFONSO RODRIGUES. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,31-39): "Se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?". Salmo Responsorial: (Sl 109,21-22.26-27.30-31 (R: 26b)): "R: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13,31-35): "'Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!'". 

Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (30/10/2019) 

SANTO DO DIA 31 DE OUTUBRO: SANTO AFONSO RODRIGUES. (Fonte: www.a12.com )-


Afonso Rodrigues nasceu na Espanha, em 25 de julho de 1532. Pertencia a uma família profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé. A primeira provação foi a morte do pai. Diante da ausência paterna, Afonso assumiu os negócios da família.
Com 23 anos Afonso casou-se e o seu matrimônio gerou dois filhos. Mas aí veio a segunda provação: sua esposa adoeceu gravemente e faleceu. Em seguida seus filhos também faleceram. A perda da família fez Afonso descuidar-se dos negócios.
Afonso entrou então numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou e meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente ao serviço de Deus servindo os semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571 e um noviciado de sucesso, foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas na ilha de Maiorca.
No colégio exerceu somente a função simples e humilde de porteiro por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.
Reflexão: A Companhia de Jesus gerou missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras de caridade em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo. Santo Afonso Rodrigues é um desses grandes homens.
Oração: Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santo Afonso Rodrigues, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: