quarta-feira, 30 de outubro de 2019

"QUEREMOS SOMAR", AFIRMA MINISTRO DA JUSTIÇA EM VISITA A CARIACICA/ES

HQF_3766.JPG
- Foto: HELIO FILHO



POSTAGEM NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com

Sergio Moro acompanhou nesta terça-feira, ações do projeto-piloto "Em Frente, Brasil” no município do Espírito Santo
HQF_3692.JPG
Cariacica, 29/10/2019 – “Queremos realmente somar. O que funciona em matéria de segurança pública é integração”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em visita técnica ao município de Cariacica, no Espírito Santo, um dos cinco escolhidos para receber o projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, o “Em Frente, Brasil”. O objetivo do projeto inovador é a transformação dos territórios, a partir de ações preventivas de segurança e ações sociais e urbanas.
O "Em Frente, Brasil" propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de combate ao crime, em parceria com forças de estados e municípios, com foco no aperfeiçoamento de ações de segurança e na implementação de programas sociais. Além de Cariacica, outros quatro municípios de cada uma das regiões do país receberam o projeto: Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, elogiaram o caráter integrador da iniciativa. “É a primeira vez que a gente observa a presença do governo federal tratando segurança pública em parceria com o governo do estado e com os governos municipais, buscando garantir a caraterística local. Não foi nada vindo de cima para baixo. Isso foi um diferencial”, destacou o prefeito.
O ministro pontuou os resultados positivos alcançados desde o início de setembro, quando se iniciou a fase repressiva, com atuação da Força Nacional de Segurança Pública em parceria com as forças locais: “Não pode avaliar um programa dessa espécie em dois meses de atuação. Tem que avaliar em um tempo mais consolidado. O que também temos nos cinco municípios é um número significativo de prisões, apreensões de armas, são ações que tem efeito de reduzir criminalidade dentro de um município”.
Programa estadual – Na ocasião, Moro destacou os resultados positivos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, desenvolvido pelo governo do Espírito Santo para enfrentamento e prevenção da violência, com foco, especialmente, nos crimes letais. Ele participou de uma apresentação do programa, feita pelo governador Renato Casagrande, em reunião no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, que contou com a presença de autoridades civis e militares. “Os dados que nós vemos refletem que houve uma inegável redução na taxa de homicídios, principalmente a partir de sua implantação, em 2011”, disse o ministro.
À tarde, ministro, governador e prefeito se reuniram no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na Prefeitura de Cariacica. Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Pedro da Silva, no bairro Porto de Santana e, na sequência, as autoridades visitam a tropa da Força Nacional, que está instalada na Academia da Polícia Militar, em Santana no mesmo município.
Na unidade de ensino, o ministro destacou a importância da valorização do professor na construção de futuros cidadãos. E reafirmou a importância da atuação conjunta das forças de segurança estaduais e federais para o sucesso do projeto.
HQF_3966.JPG
HQF_4216.JPG
fotos: Helio Filho/Secom Gov ES
. (30/10/2019). Fonte: www.justica.gov.br
POSTADO POR: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, na REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio e BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com (30/10/2019)

Nenhum comentário: