sexta-feira, 25 de outubro de 2019

REFLEXÃO DA LITURGIA DE DOMINGO, 27-10-2019.VOZ: PAULO MACIEL, COLATINA-ES

A Liturgia da Palavra deste domingo (27/10/2019) tem leituras do Livro do Eclesiástico (35, 15b-17. 20-22a), do Salmo Responsorial (Sl 33) - preferencialmente cantado-, da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (4, 6-8.16-18) e do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (18, 9-14). O repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES, faz a leitura do texto do impresso "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina, que trata da "Partilha da Palavra". "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em todas as igrejas de sua jurisdição. Estamos no Ano C - XXIX - Nº 1782 - 30ª Semana do Tempo Comum. Dia Nacional da Juventude.Tema: "QUEM SE ELEVA SERÁ HUMILHADO E QUEM SE HUMILHA SERÁ ELEVADO" (Lc 18,14).
". Cor verde. Domingo, 27/10/2019.
-- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item "Preparando a Partilha da Palavra": "O livro do Eclesiástico mostra que a oferta e a oração dos órfãos e das viúvas encontram acolhida de Deus. Desagradáveis são as ofertas desonestas dos poderosos que, por meio delas, desejam estabelecer uma relação comercial com ele. Todavia, Deus não se deixa corromper nem faz distinção de pessoas em prejuízo dos pobres e oprimidos. Paulo dá o exemplo de alguém que se sente tranquilo depois de toda a caminhada de vida, para esperar de Deus um sinal de que “combater o bom combate não foi em vão”. O Apóstolo garante que todos os que lutam por uma causa esperam e confiam que essa luta vai lhes trazer a vitória. Seguindo sua viagem a Jerusalém, Jesus instrui os discípulos sobre a verdadeira atitude de quem se dirige a Deus em Oração. A parábola do fariseu e do publicano inicia-se revelando os destinatários: “Para alguns que confiavam na sua própria justificação e desprezavam os outros” (v. 9). O núcleo da parábola encontra-se nos vv. 1013, quando entram em cena os dois personagens: o fariseu e o publicano, representando atitudes opostas da sociedade do tempo de Jesus. Ambos, no Templo, buscam relacionar-se com Deus mediante a oração. Com esta parábola, Jesus ensina aos discípulos em que consiste o autêntico relacionamento com Deus. Imitando o publicano, eles devem humildemente depositar sua confiança em Deus, que não faz distinção entre pessoas. Sua oração precisa traduzir-se na abertura ao mistério de Deus, que deseja justiça e dignidade para todos os seus eleitos. O discípulo não atribui a si os méritos de suas obras, quando se percebe agraciado pela abundância da misericórdia do Pai. Só quem aprendeu a amar a infinita bondade do Pai compreenderá as exclamações de alegria e de gratidão perante a obra da compaixão de Deus pelos pobres, sofredores e oprimidos. A oração que salva é aquela que, a exemplo do publicano, brota do coração que reconhece sua condição de criatura e faz de sua fragilidade a própria oração. Havendo gratuidade, confiança e entrega generosa à ação de Deus, a oração será autêntica e eficaz. (Roteiros Homiléticos do Tempo Comum - Ano C - 2007- CNBB).

--Refletindo o Ano Missionário Diocesano e o JDJ: "O papa Francisco, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, diz: “Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’ em todas as regiões da terra”. Francisco dá uma atenção especial à juventude: “A nós, adultos, custa-nos ouvi-los com paciência, compreender as suas preocupações ou as suas reivindicações, e aprender a falar-lhes a linguagem que eles entendem”. “Como é bom que os jovens sejam ‘caminheiros’ da fé, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra”. As experiências missionárias são um caminho antigo e novo de falar ao coração, à generosidade e ao desejo de solidariedade dos jovens. No Brasil, encontra-se diferentes experiências missionárias que favorecem o crescimento humano e cristão dos jovens; que despertam vocações para o matrimônio, para a vida sacerdotal, para a vida religiosa e consagrada; que geram homens e mulheres mais conscientes e comprometidos com uma Igreja em saída e uma sociedade mais justa. (Revista Vida Pastoral - julho/agosto de 2018)

-- Leituras da Semana: 2ª feira: Ef 2,19-22; Sl 18; Lc 6,12-19. 3ª feira: Rm 8,18-25; Sl 125; Lc 13,18-21. 4ª feira: Rm 8,26-30; Sl 12; Lc 13,22-30. 5ª feira: Rm 8,31b-39; Sl 108; Lc 13,31-35. 6ª feira: Rm 9,1-5; Sl 147; Lc 14,1-6. Sábado: Sb 3,1-9; Sl 41; Ap 21,1-5a,6b-7; Mt 5,1-12. Domingo: Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a.

VEJA A NARRAÇÃO COM O REPÓRTER-RADIALISTA PAULO MACIEL NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , no BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com e no CANAL NO YOUTUBE paulo roberto maciel ..
Fonte: ImpressoODiadoSenhorDiocesedeColatina
SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.nossasenhoradasaude.org.br .

TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (27-10-2019)

Nenhum comentário: