Liturgia Diária da Palavra, 19/10/2019, SÁBADO. XXVIII Semana do Tempo Comum (STC). Dia de SÃO PAULO DA CRUZ. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (Rm 4,13.16-18): "É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão". Salmo Responsorial (Sl 105,6-7.8-9.42-43 (R: 8a)): "R: O Senhor se lembra sempre da Aliança." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 12, 8-12): "'Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (17/10/2019)
SANTO DO DIA 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ. (Fonte: www.a12.com )-
Paulo Francisco Nasceu em Ovada, região norte da Itália, no dia 03 de janeiro de 1694. Apesar do nome e da posição social, a família não possuía fortuna. Seu pai era um dedicado comerciante que viajava muito. Desde a infância Paulo acostumou-se a acompanhar o pai, primeiro como seu companheiro, depois também para ajudá-lo nos negócios.
Também desde pequeno se entregava a exercícios de oração e penitência e à leitura da vida dos santos, encantando-se especialmente com a dos eremitas. Gostava de ir à igreja para rezar o terço. Essa rotina floresceu e fez crescer sua vocação. Aos dezenove anos decide-se pela vida religiosa.
Viveu como eremita, longe das cidades. Somente nos fins de semana ia até a cidade, onde pregava e enaltecia a paixão do Senhor. Assim amadurecia em seu coração um projeto de uma comunidade religiosa. Inspirado pelo Espírito Paulo inicia uma nova obra missionária, que teria Jesus Cristo Crucificado como centro, chamados de Padres Passionistas.
Idoso e doente, quando foi desenganado
pelos médicos, Paulo da Cruz, mandou pedir a bênção do Papa Pio VI. O
pontífice o convidou para ir até Roma, onde Paulo ainda viveu três anos.
Morreu com 81 anos de idade. Hoje a Congregação dos Padres Passionistas
está em missão nos cinco continentes. No Brasil eles chegaram em 1911.
Reflexão:
Homem de oração profunda, Paulo da Cruz sempre insistiu, com
palavras e com o exemplo, a importância da oração. Desejava que seus
seguidores rezassem sem cessar e que as comunidades fossem lugares
apropriados para favorecer intensa experiência de Deus e se tornassem
autênticas escolas de oração.
Oração: Glorioso e Eterno Deus, que conferistes a São Paulo da Cruz a
graça das grandes iniciativas cristãs, fazendo-o fundador dos Padres
Passionistas, concedei-nos a graça de sermos sempre diligentes e fiéis
para as coisas de Deus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário