Liturgia Diária da Palavra, 18/10/2019, SEXTA-FEIRA. XXVIII Semana do Tempo Comum (STC). Dia de SÃO LUCAS, EVANGELISTA. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Vermelha. (Glória, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Festa). 1ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,10-17): "... o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.". Salmo Responsorial (Sl 145,10-11.12-13ab.17-18 (R: 12a)): "R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 10,1-9): "'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (16/10/2019)
SANTO DO DIA 18DE OUTUBRO: SÃO LUCAS. (Fonte: www.a12.com )-
Lucas nasceu na Antioquia. Era médico, pintor e possuidor de uma vasta cultura. Foi convertido e batizado por São Paulo. No ano 43 já viajava ao lado do apóstolo Paulo, sendo considerado seu filho espiritual. Assim, através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus e o principal biógrafo da Virgem.
Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Além do Evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Parece que Lucas recebeu de Maria muitas informações sobre a infância de Jesus. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
Quando das prisões de São Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. A tradição cristã nos diz que depois do martírio de São Paulo, Lucas continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gália, Dalmácia e Macedônia.
Reflexão: Lucas é o evangelista que mais pintou a fisionomia humana do Redentor, a sua mansidão, a suas atenção para com os pobres, para com os desprezados, para com as mulheres e para com os pecadores arrependidos. É o biógrafo de Nossa Senhora e da infância de Jesus. O Evangelho de São Lucas se dirige a todos os homens, mostrando-nos que Jesus de Nazaré veio trazer a salvação universal.
Oração:
Glorioso são Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus
Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para
que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes
seguidores de Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário