Liturgia Diária da Palavra, 12/10/2019, sábado. XXVII Semana do Tempo Comum (STC). Dia de Nossa Senhora Aparecida - PADROEIRA DO BRASIL. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Branca (Glória, Creio, Prefácio próprio - Ofício da solenidade). 1ª Leitura: Leitura do Livro de Ester (Es 5, 1b-2; 7, 2b-3): "'Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida ... e a vida do meu povo'". Salmo Responsorial ( Sl 45, 11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R 11-12a)): “R: Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!” 2ª Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 12, 1.5.13a.15-16a): "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. ". Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 2, 1-11): "Sua mãe disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (09/10/2019)
SANTO DO DIA 12 DE OUTUBRO: NOSSA SENHORA APARECIDA. (Fonte: www.a12.com)-
Não bastasse ser um dos maiores países católicos do planeta, o Brasil tem também um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo. Trata-se do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo.
Em 1717, quando da visita na Vila de Guaratinguetá do governador da Capitania de São Paulo e Minas, foi ordenado aos pescadores que recolhessem do Rio Paraíba a maior quantidade possível de peixes, para que toda a comitiva pudesse ser alimentada e festejada com uma grande recepção. Todos se lançaram às águas com suas redes. Três deles, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso partiram juntos com suas canoas e juntos também lançaram as redes por horas e horas, sem pegar um único peixe. De repente, na rede de João Alves apareceu o corpo da imagem de uma santa. Outra vez lançada a rede, e a cabeça da imagem vem também para bordo. A partir daí, os três pescaram tanto que quase afundaram por causa da quantidade de peixes.
A pesca, milagrosa, eles atribuíram à imagem da santa. Ao regressarem foram para a casa de Felipe Pedroso e ao limparem a imagem com cuidado, viram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Então fizeram um pequeno altar dentro da casa, onde passaram realizar suas orações diárias. A novidade se espalhou e todos da vizinhança acorriam para rezar diante Dela. Invocada pelos devotos como "Nossa Senhora Aparecida" das águas.
A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante da imagem. Eram tantos os devotos que acorriam ao local, que em 1732, a família de Felipe construiu o primeiro oratório. Mas a fama dos prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foi se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil. Assim foi necessário então construir uma pequena capela em 1745 no Morro dos Coqueiro. Em 1888 houve a benção do primeiro templo que existe até hoje, conhecido como "Basílica Velha".
Atualmente são milhões de peregrinos, de todos os estados do país e de várias outras nações católicas, especialmente das Américas, que ao longo do ano visitam a Casa da Mãe Aparecida. A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como "Basílica Nova" foi consagrada pessoalmente pelo Papa João Paulo II, em 1980, quando de sua primeira visita apostólica ao Brasil.
Quanto ao amor do nosso povo por Maria,
em 1904 a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como
eterna "Rainha do Brasil", com todo o apoio popular. A coroa foi
oferecida pela princesa Isabel. Foi também por aclamação popular e a
pedido dos Bispos brasileiros, que em 1930 o Papa Pio XI proclamou
solenemente Nossa Senhora Aparecida a "Padroeira Oficial do Brasil". O
dia de sua festa, 12 de outubro, desde 1988 é feriado nacional. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário