Presidente Jair Bolsonaro deu início a etapa de integração no Rio de Janeiro
ESTA POSTAGEM PODE SER VISTA NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com
Presidente aciona alavanca que dá início à integração do Submarino Humaitá
Foto: Marcos Corrêa/ PR
A
etapa de integração das seções do submarino Humaitá foi acionada, na
sexta-feira (11/10/2019), pelo presidente, Jair Bolsonaro, em cerimônia no
Complexo Naval de Itaguaí (RJ), o mais moderno da América Latina.
Em seu discurso, o presidente destacou o
trabalho dos brasileiros na construção do submarino. “Aproximadamente
200 anos antes de Cristo, Arquimedes disse: ‘Dê-me uma alavanca e um
ponto de apoio que eu moverei o mundo’. Hoje não seria muito dizermos:
‘Dê ao povo brasileiro meios e liberdade que ele elevará o Brasil’. A
prova material disso está aqui à minha frente, à direita. Trabalho do
povo brasileiro, do mais graduado engenheiro ao mais humilde
trabalhador. Esse é o trabalho desse povo que precisa de liberdade e
meios para trabalhar”, disse o presidente.
A soberania do país e a proteção da
Amazônia Azul são o objetivo do Programa de Desenvolvimento de
Submarinos (Prosub) da Marinha brasileira, que está investindo R$37,1
bilhões na construção de quatro submarinos com propulsão elétrica, um
submarino com propulsão nuclear e um complexo centro de infraestrutura e
apoio à operação dos submarinos em Itaguaí.
Na cerimônia, o ministro da Defesa,
Fernando Azevedo e Silva, também ressaltou que o Programa vai contribuir
“decisivamente para assegurar o exercício da nossa soberania na imensa e
rica Amazônia Azul”.
O
Humaitá é o segundo submarino a ser construído pelo Prosub. Sua entrada
em operação está prevista para o segundo semestre de 2020. Moderna, a
embarcação tem mais de 70 metros de comprimento e cerca de 1,8 mil
tonelada.
De acordo com o comandante da Marinha,
almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, é um “complexo processo de
absorção de tecnologia e conhecimento em valor estratégico cuja
competência situa o Brasil no seleto grupo de países com tecnologia para
fabricar, manter e operar submarinos”
O primeiro dos submarinos construídos,
chamado de Riachuelo, foi lançado ao mar no fim do ano passado e já está
em fase de testes. “Daqui estão começando a sair os mais modernos
submarinos com propulsão elétrica da atualidade. Eles vão trazer
vantagens significativas para a Marinha do Brasil no cumprimento da sua
missão”, destacou o presidente da Itaguaí Construções Navais, empresa
responsável pela construção dos submarinos, André Portalis.
Treinamento da Tripulação
O Prosub inclui também a construção da
base que vai receber e operar os novos submarinos. A preparação da
tripulação também será feita no Complexo Naval de Itaguaí. O moderno
Centro de Treinamento inclui simuladores das mais diversas situações
reais que possam ocorrer no mar. Exercícios são feitos em aparelhos com
inclinações que imitam o movimento nas águas e computadores com a parte
interna do submarino fazem simulações táticas de comando e ataque.
Seções Integradas
Nessa
nova etapa, serão integradas as seções 1, 2-A, 2-B, 3 e 4. “A
integração das seções é mais uma prova do sucesso na absorção de
tecnologia pelos brasileiros. Um exemplo foi o ganho de 30% no prazo de
montagem das últimas seções”, disse o presidente da Itaguaí.
Na seção 1, fica o compartimento que
abriga o motor elétrico principal, responsável pela propulsão do
submarino, além da hélice e dos lemes de navegação.
Na seção 2-A, estão os quatro motores
de combustão principais acoplados aos quatro geradores elétricos que
carregam as baterias do submarino. No piso inferior da seção, serão
instalados 180 elementos de bateria. Cada um pesa cerca de setecentos
quilos e tem altura aproximada de 1,5 metro.
Já, na seção 2-B, ficam os
compartimentos habitáveis do submarino, que incluem a câmara do
comandante e os camarotes da tripulação. No piso inferior, ficam a
cozinha, os banheiros e as câmaras frigoríficas, além da célula de
sobrevivência, chamada de Escape Trunk.
A seção 3 é considerada o coração
operacional do submarino já que abriga os sensores principais, como os
painéis de comando e os sistemas de sonar responsáveis pela navegação.
Acima do compartimento de comando, fica a vela com os mastros do
submarino.
Por último, na seção 4, está o
compartimento de armas do submarino com seis tubos lançadores de
torpedos, mísseis e minas marítimas.
Selo Comemorativo

Em homenagem à integração do Humaitá,
os Correios e o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e
Comunicações lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo.
O selo traz a imagem do submarino
guiado por sonar e pulsos sonoros em águas profundas nas cores verde,
azul e amarelo em referência à bandeira do Brasil. À esquerda do selo,
está a inscrição S41, nome técnico do Humaitá. Fonte: www.gov.br/planalto .Publicado:
11/10/2019 - 20h52;
última modificação:
11/10/2019 - 21h30.
POSTADO POR: Repórter, radialista e
blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, em seus endereços na web: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (12/10/2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário