quinta-feira, 29 de junho de 2017

DIA DO PESCADOR é comemorado com café da manhã na Prainha, em Vila Velha/ES

Dia 29 de junho é nacionalmente comemorado como Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A Associação dos Pescadores de Vila Velha celebrou a data logo cedo, com um café da manhã em sua sede na Prainha. Com a presença do vice-prefeito, Jorge Carreta, do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Idalecio Carone, e representantes do setor pesqueiro de Vila Velha, o presidente da Associação disse estar "muito satisfeito" com a visita. “Ficamos muito felizes com a presença dos representantes da prefeitura no nosso café. É dessa forma que a gente vê que a pesca está muito bem apoiada pela municipalidade”, declarou Romildo Silva, presidente da Associação de Pescadores de Vila Velha.
Pescador há mais de 40 anos, o senhor Ademilton dos Reis disse que a pesca em todo Estado sofreu muito após a portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente, que proibiu a captura de mais de 475 espécies, a maioria utilizados na culinária capixaba. No Espírito Santo, o setor calculou que 16 mil pescadores foram afetados, além de outras 60 mil famílias que vivem indiretamente da atividade. “Precisamos nos unir ainda mais. Precisamos que os nossos órgãos públicos continuem brigando pela gente. Acho que agora as coisas vão começar a melhorar para gente, já que a pesca e comercialização de algumas espécies de peixes capixabas, antes proibidas, agora estão liberadas pelo período de um ano.” declarou.
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Vila Velha, essa foi uma conquista coletiva, que garantiu a segurança para os que vivem da pesca no país. “Nosso prefeito tem demostrado um apoio muito grande a esses profissionais do setor de pesca. Após a portaria 217, tomara que os estudos avancem com a participação dos pescadores. Precisamos ver de perto suas reais necessidades. E nada melhor do que vir aqui na Associação com a notícia de que algumas espécies foram liberadas por um ano, e poder comemorar o dia do Pescador junto com a comunidade que batalha todos os dias,” disse Idalecio Carone. Das 475 espécies contidas na Portaria 445, 173 estavam classificadas como vulneráveis e agora poderão ser pescadas e comercializadas. De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha/ES. Texto: Renata Fermo| Foto: Felix Falcão. Criado: 29 de junho de 2017. POSTADO TAMBÉM NOS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (30-6-2017).

Nenhum comentário: