quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FIM DO PROCESSO DE IMPEACHMENT: Dilma Rousseff é afastada definitivamente e Michel Temer é o novo presidente da República

Texto, fotos e pesquisa: PAULO MACIEL p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM e WWW.FACEBOOK.COM/PAULOMACIELDARADIO
Finalmente, no início da tarde deste quarta-feira (31/08/2016), foi concluído, depois de nove meses de iniciado na Câmara dos Deputados, o processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade fiscal. Ela foi afastada definitivamente do cargo por 61 votos a favor do impeachment e 20 votos contra, dos 81 senadores presentes à sessão. Houve também o julgamento, em separado, da inabilitação para o exercício de função pública por oito anos. A inabilitação foi rejeitada por 42 votos sim, 36 não e 3 abstenções. Seriam necessários dois terços dos votos para puni-la com a inabilitação. O Senado Federal foi presidido, neste julgamento, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsk. (Na foto, à direita, ao lado do presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB/AL))
Dilma havia sido afastada anteriormente, de forma temporária, em 12 de maio, assumindo como interino o vice Michel Temer.
Ele ficou quase quatro meses como presidente em exercício, e toma posse hoje como presidente da República efetivo, em sessão extraordinária do Congresso Nacional, às 16h, no Senado. Temer fará em seguida uma viagem oficial ao exterior, que já estava programada pela Presidência da República. Durante o compromisso internacional, assumirá a presidência da República o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), o primeiro na linha de sucessão.

Nenhum comentário: