sábado, 20 de agosto de 2016

ARTIGO DE FÉ: Jesus Cristo é um só Senhor

AUTOR (texto e fotos): PAULO MACIEL p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Sou católico e, no momento em que escrevo este texto, assisto a uma missa transmitida ao vivo diretamente de Juazeiro/CE, terra do Padre Cícero Romão Batista, amado por muitos fiéis, principalmente da região Nordeste do Brasil, e que em breve (acredito piamente!) será declarado santo, até porque já o é no seio do seu povo. Se em seu controverso tempo e espaço agiu equivocadamente em algumas situações, quem somos nós para julgá-lo? Sua reabilitação plena é certa, com a bênção de Deus.
Sou católico, mas amo todos os meus irmãos de denominações protestantes, “evangélicas”, espíritas, judaicas, muçulmanas, hindus, os ateus... Tanto é assim, que já assisti, como convidado, a cultos diversos. Numa vez fui a uma celebração luterana na zona rural de Colatina/ES; noutra situação, fui a um culto das Testemunhas de Jeová no bairro São Vicente; já entrei numa Igreja “Deus é Amor”; já assisti a pregações espíritas; e, quando criança, presenciei até cerimônias umbandistas numa residência em Vila Velha/ES, e a um culto de um chamado “Salão dos Milagres” no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Colatina; ... Mas nunca deixei de ser católico, mesmo recebendo vários convites sedutores para seguir algumas denominações.
“O meu Jesus é o mesmo que o seu”, era o que eu repetia a cada convite. Eu serei salvo aqui ou lá, estando onde estiver, desde que eu siga verdadeiramente a vontade de Deus: Amar ao próximo. Zapeando pelos canais de TV, o que mais tem é pregação religiosa, o que respeito muito, apesar de não me sentir bem quando tentam desacreditar os que professam pensamento divergente. Às vezes me deparo com o “Irmão” Eli Soriano e vejo alguma parte de sua interpretação bíblica.
Não custa nada ver pois creio na minha fé solidificada, e sei que todos são seres humanos passíveis de erros e acertos, de pensamentos diversos, com os quais posso não concordar mas tenho que respeitar e, quem sabe, até aproveitar e tirar algo de positivo. Noutras vezes vejo explanações do “Apóstolo” Valdomiro Santiago,
do “Missionário” R.R. Soares,
do “Bispo” Edir Macedo, do Divaldo Franco, do Severino Celestino, e tantos outros, que, acredito, estão evangelizando à sua maneira e atingindo grande contingente de pessoas em busca de explicações existenciais. Mas, ainda que eu veja tantos contextos diversos, instigantes, proselitistas, continuo com minha linha doutrinária católica, mesmo questionando algumas situações, ouvindo as boas homilias dos cardeais Dom Odilo Scherer (que é bem comedido e didático em suas falas) e Dom Orani Tempesta, dos padres Léo, Joãozinho, Eduardo, Marcelo Rossi, Alberto Gambarini, Robson, Fábio de Melo, e tantos outros. Todos têm uma contribuição para esclarecer o nosso conhecimento sobre o Cristo Jesus e aumentar a nossa fé.
Penso que sabedoria é saber ouvir a todas correntes e daí tirar sua própria conclusão. Aprendi com a experiência da vida que é necessário se informar, principalmente com a leitura, que nunca é demais. Ler não quer dizer aderir ao que está escrito, mas interpretar aquilo e, como disse o apóstolo São Paulo, aproveitar o que me convém, o que há de bom naquele todo. Só por recebermos de Deus a dádiva e o dom da leitura, deveríamos ler até bula de remédio. Tudo é acréscimo ou exemplo do que devemos ou não devemos fazer. Observo que a Igreja Católica não tem por norma desconstruir as outras denominações, nem se defender de tantos ataques advindos de quem tem pensamentos diferentes, até mesmo de dentro de suas estruturas de ensino particular. Me lembro de um dia em que a Igreja Universal fazia uma divulgação massiva do seu filme “Os Dez Mandamentos” e, qual não foi a minha surpresa, encontrei um cartaz da película nos murais da Catedral católica de Colatina. Senti-me verdadeiro cristão e pensei: - Que exemplo de despojamento e humildade!!!... Afinal, o filme fala de uma história da Bíblia, a qual todos nós professamos, seja de que denominação for. Eu mesmo recebi um ingresso de uma amiga “evangélica” e fui ao cinema ver o filme, que foi muito bom, pedagógico, evangelizador, deificante...
 Somos todos irmãos pecadores, filhos de Deus, irmãos mais novos de Jesus Cristo, iluminados pelo poder do Espírito Santo, e devemos nos respeitar, nos tolerar, uns aos outros, em nossas fragilidades, em nossas boas ou más intenções. Penso que há santos e santas em todas as igrejas, os puros de coração, assim como há os de pequena fé nas mesmas assembleias, os sem fé, os de fé claudicante, os falsos profetas... Não posso crer que Jesus deixará de fora do seu reino um João XXXIII, um Paulo VI, um João Paulo I, um João Paulo II, um Bento XVI, um Francisco, uma Madre Teresa de Calcutá, uma Irmã Dulce, uma Zilda Arns, um Chico Xavier, um Mahatma Ghandi, um Padre Haroldo Rahm, que aos 97 anos ainda está ativo na ação misericordiosa pelos mais fracos. (Obs.: Segundo o site www.padreharoldo.org.br , “o Instituto Padre Haroldo Rahm é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 1978 por Padre Haroldo, que desde então já ajudou mais de 70.000 pessoas”.

Nenhum comentário: