segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Repórter Paulo Maciel na Romaria do Apostolado da Oração, em Ibiraçu/ES

Foi muito bonito e profícuo o encontro dos integrantes do Apostolado da Oração da Diocese de Colatina/ES, no Santuário Nossa Senhora da Saúde,  em Ibiraçu/ES, neste domingo (14/08/2016). O radialista, repórter e blogueiro PAULO MACIEL (também autor do livro HISTÓRIA VIVA DE COLATINA) esteve presente e registrou, em fotos e reportagem, alguns momentos do evento. Ele seguiu de Colatina com o grupo da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que reuniu trinta fiéis católicos liderados por Margarida Pereira da Silva. Havia também participantes de outras paróquias e outros municípios, como Linhares, Aracruz, Rio Bananal e João Neiva.
Reportagem, texto e fotos: Paulo Maciel p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
O bispo emérito da Diocese de Colatina, 
Dom Décio Sossai Zandonade, abriu o encontro da III Romaria Diocesana do Apostolado da Oração ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu/ES, no domingo (14/08/2016). O clérigo fez uma explanação sobre o andamento das obras do Santuário da Saúde, realizadas por etapas mediante a colaboração espontânea dos fiéis e patrocinadores. Um dos projeto de Dom Décio é ampliar a área florestal do Santuário, com a aquisição de terrenos adjacentes. “São José vai resolver isso. Ele não é o esposo de Nossa Senhora?”, disse o bispo em tom descontraído. Ele anunciou para setembro a inauguração dos caminhos da Via Sacra e já projeta o setor do Rosário, com os pontos específicos de oração de cada um dos cinco mistérios do Terço Sagrado. Quanto à obra física da igreja do santuário em si, a fase atual conta com a colocação de espuma sob o telhado para amenizar o calor. Em seguida estão previstos novos serviços, após aquisição de madeira própria no estado do Paraná e o produto conhecido como ACM. “Estamos melhorando também o lado de fora da igreja, e talvez eu nem veja o final, mas vai ficar muito bonito”, enfatizou Dom Décio, que fixou residência no município de Ibiraçu. Ele agradeceu o trabalho dos voluntários e das irmãs do Bom Conselho: Madalena, Viviane e Fabiana, que cuidam do local, e estimulou os fiéis a participarem da Campanha dos Devotos em favor do Santuário Nossa Senhora da Saúde. O bispo deu outras informações aos fiéis, explicando que a imagens artesanais de madeira de Nossa Senhora da Saúde e de São José, que estão na igreja, foram produzidas na Itália e abençoadas, respectivamente, pelos papas Bento XVI e Francisco. O santuário tem a Porta Santa, que possibilita a indulgência plenária a quem assim o desejar, cumprindo os ritos prescritos: passar pela Porta, rezar pelo Papa, confessar e comungar. O atual bispo da Diocese de Colatina,

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, também esteve presente e falou aos fiéis durante palestra do diretor nacional do Apostolado, padre Eliomar R. de Souza. 
A palestra ocorreu após a santa missa (com homenagem aos pais pelo seu dia e aspersão de água benta) e o almoço, abordando os temas “Jesus e a Misericórdia” e “História do Apostolado e sua Espiritualidade”.  O padre criticou a superficialidade com que muitas pessoas estão tratando atualmente o matrimônio e a família, referindo-se ao fato de que há um grande número de casamentos não duradouros. “A família é amor dedicado entre esposo, esposa e filhos”, explicou. E criticou as novelas televisivas em geral: “Não tem uma novela que apresente uma família que presta...Todas são complicadas... Uma fiel me disse que a novela é o espelho da família... Só se for da família dela, da minha não”, enfatizou, com bom humor, o sacerdote jesuíta.
Ele criticou ainda a drástica redução do número de filhos por casal, fato comum na família nos dias de hoje. “Não se deve colocar barreiras na vontade de Deus para ter filhos... Ter poucos filhos compromete a família...Os filhos são para alegrar a casa”, disse em sua reflexão. Um dos momentos marcantes e emocionantes do encontro ocorreu na missa, quando uma mãe deu o testemunho de um milagre divino, com a salvação de seu filho atingido por 3,2 toneladas de granito. Ela aconselhou a Oração do Terço e muita fé: “Não desista, segure com muita fé nas mãos de Jesus Cristo e Maria, ore, confie e espere o Tempo do Senhor.” A parte final do evento religioso foi cheia de fé e devoção, com a passagem pela Porta Santa e Adoração e Bênção do Santíssimo, ritual liderado pelo padre Eliomar o bispo Dom Décio. A Romaria do Apostolado da Oração em 2017 ficou agendada para o mês de setembro.

Nenhum comentário: