quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Últimas notícias de Colatina/ES

DER INTERDITARÁ PONTE FLORENTINO AVIDOS PARA CORREÇÃO De JUNTAS DE DILATAÇÃO

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Espírito Santo informou na segunda-feira (21/12) que fará interdições totais na ponte Florentino Avidos entre os dias 11 e 18 Janeiro de 2016, para a execução de correção nas juntas de dilatação. Para realizar conserto das dez juntas de dilatação será preciso a interdição total da via. Durante este período a circulação de veículos será feita pela 2ª Ponte de Colatina. Apenas a passagem de pedestres e ciclistas será permitida.
...
GEÓLOGAS CHEGAM A COLATINA PARA AVALIAR CASAS coM RACHADURAS
As equipes das Defesas Civil Municipal e Estadual, compostas por técnicos e engenheiros, receberam, na terça-feira (22/12/2015), o reforço de duas geólogas que auxiliarão na investigação sobre o que causou o aparecimento de rachaduras e trincas em cerca de 14 edifícios no bairro Honório Fraga. Desde que surgiu esse problema, há cerca de 20 dias, as Defesas Civil estão trabalhando em conjunto com os moradores, procurando verificar o que causou os problemas nas residências. Os órgãos estão fazendo o acompanhamento, fiscalização e observação de possível aumento das fissuras. Também estão sendo feitos estudos e laudos para definir o estado das residências e se elas serão interditadas. As duas geólogas vieram a Colatina para auxiliar, através de estudos, sobre as possíveis causa do problema, podendo até se utilizar da carta geotécnica (espécie de mapa que exibe as características físicas de uma região). As geólogas fizeram uma visita preliminar nas edificações e no bairro. Os trabalhos continuarão nos próximos dias, com análises mais detalhadas de cada local afetado.
...
PRODUTOR RURAl USARá ÁGUA DO RIO SÃO JOÃO GRANDE EM DIAS E HORÁRIOS ESPECIAIS
Em parceria com diversas entidades, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder), conseguiu fazer um acordo comunitário com produtores rurais da Sub-bacia do Rio São João Grande para retirar a região da “área extremamente crítica”, na qual estava, conforme uma Resolução editada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em outubro. Pelo acordo, as propriedades poderão usar a água do rio, mas apenas para dessedentação animal e uso humano, e ainda assim, em dias e horários especiais. A irrigação pode ser feita apenas em determinados dias, de modo que a água consiga chegar na foz do do Rio Doce”, explicou o secretário Ricardo Pretti. Segundo ele, “a Resolução havia incluído a Sub-bacia do Rio São João Grande nessas áreas extremamente críticas, e o acordo realizado neste mês de dezembro permitiu retirá-la, através do Comitê da Bacia Pontões-Lagoas do Doce. A proibição de antes foi em função da seca e agora com algumas chuvas que ocorreram pôde ser mudada”. A parceria foi feita com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, empresas estaduais do setor agrícola, Associação dos Produtores Rurais de São Julião, São Pedro Frio e São João Grande; Polícia Ambiental, Defesa Civil e Comitê da Bacia Pontões - Lagoas do Doce, que fica na margem esquerda do Rio Doce. Resolução - As Resoluções 005 e 006/2015 foram editadas em outubro, devido ao cenário de alerta de seca no Estado, que começou a viver uma das piores crises hídricas de sua história. Os efeitos da estiagem prolongada já estavam afetando boa parte da população capixaba. A primeira declarou o cenário de alerta e a segunda priorizou o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual, estabelecendo uma série de restrições ao uso da água. Entre as diversas determinações da Resolução 006, está a proibição em todo o Estado, de no período diurno, entre 5 e 18 horas, das captações de água superficiais destinadas a todo e qualquer uso, exceto para uso humano. Medidas restritivas e imprescindíveis para garantir o abastecimento de água para as pessoas. Fonte: www.colatina.es.gov.br



Nenhum comentário: