domingo, 27 de dezembro de 2015

Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce participam da "Missão Mariana"


Nos dias 17,18 e 19 de dezembro, os membros do Comitê que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Doce realizaram a Missão Mariana, que promoveu reunioes e visitas aos locais atingidos pela lama e rejeitos da Samarco.
O primeiro encontro, na noite do dia 17, foi voltado para esclarecimentos e orientações sobre as atividades, repassadas pela representante da prefeitura de Mariana no CBH-Piranga, Rogéria Trindade. Ela abriu os trabalhos explicando as questões de segurança das áreas afetadas. “O desastre também afetou a economia de Mariana, pois caíram consideravelmente os investimentos na cidade”, lembrou Rogéria.
A segunda atividade da Missão Mariana foi realizada na ultima sexta-feira (18), no polo da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, em Mariana(MG). Representantes dos Comitês que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Doce se reuniram com a associação de Moradores de Bento Rodrigues e o prefeito de Mariana, Duarte Junior, para discutirem as ações que devem ser tomadas em função do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco.
Na visita ao distrito de Bento Rodrigues, o presidente do CBH-Doce, Leonardo Deptulski, reafirmou o papel dos Comitês de Bacia para a recuperação dos rios afluentes na revitalização do Rio Doce, afetado pela onda de lama de rejeitos da Samarco. “Todos os Comitês estão aqui para ver a realidade de Mariana. Este foi o maior desastre ecológico já registrado no Brasil e aconteceu em um momento em que já debatíamos a crise no Rio Doce. Não vamos deixar nenhum dos temas de lado, mas vamos focar no mais grave”, disse Leonardo. Fonte: www.colatina.es.gov.br 23/12/2014
...
MINISTRA DO MEIO AMBIENTE RECEBE DOCUMENTO COM PROPOSTA PARA RECUPERAÇÃO DO RIO DOCE

Representantes do Comitês da Bacia do Doce entregaram na terça-feira (22/12/2015), documento para ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, contento propostas para recuperação do Rio Doce. O objetivo é apresentar acoes estratégicas a serem realizadas ao longo de toda bacia do Rio Doce, como a recuperação ambiental para remediar os impactos do rompimento da barragem da Samarco, que devem estar em consonância com o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce.
Para ler na íntegra o documento CLIQUE AQUI
Presentes:
. Leonardo Deptulski, presidente do CBH-Doce;
. Lucinha Teixeira, presidente da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH-Doce;
. Carlos Eduardo Silva, presidente do CBH-Piranga;
. Flamínio Guerra, presidente do CBH-Piracicaba;
. Felipe Benicio, presidente do CBH-Santo Antônio;
. Edson Valgas, vice-presidente do CBH- Suaçuí;
. Ana Paula Bissoli, presidente do CBH-Guandu;
. Celeste Stoco, presidente do CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce;
. Olindo Antônio Demoner, presidente do CBH-Santa Maria do Rio Doce;
. Dolores Colle, presidente do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce;
. Ricardo Valory, diretor administrativo do Ibio AGB-Doce;
. Fabiano Alves, diretor técnico do Ibio AGB-Doce;
. Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente;
. Gisela Forattini, diretora de planejamento da ANA;
. Marilene Ramos, presidente do Ibama; e
. Rodrigo Júdice, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo.
Fonte: www.colatina.es.gov.br - 23/12/2015

Nenhum comentário: