sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Captação de água do rio Doce garantida pela Justiça em Colatina/ES

Fonte: www.colatina.es.gov.br 
Por decisão da Justiça Federal a captação de água do rio Doce está mantida em Colatina. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e Ministério Público do Trabalho que pediam a suspensão da captação e distribuição da água sob suspeita de que oferecia riscos à saúde.
A decisão foi proferida pela juíza federal Mônica Lúcia do Nascimento, titular da Vara Federal de Colatina. A juíza acolheu provas e laudos apresentados pela Prefeitura e pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente (Sanear), decidindo pela manutenção da captação desde que os parâmetros hoje utilizados continuem servindo de base, como indica a portaria nº 2.914 / 2011 do Ministério da Saúde. A decisão da juíza federal também prevê que o fornecimento de água mineral continue sendo realizado nos próximos sete dias. 
O abastecimento de água em Colatina foi suspenso no dia 18 de novembro, com a chegada da onda de lama com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, e foi retomado no dia 26 de novembro após análises mostrarem que estava dentro dos padrões de potabilidade. O morador pode acompanhar os resultados das análises pelo site da Prefeitura (www.colatina.es.gov.br10/12/2015

Nenhum comentário: