quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Colatina terá aumento das tarifas de água e resíduos, em 16,78% e 21,29% respectivamente

O diretor do Sanear anunciou o aumento dos valores das tarifas de água e lixo, a partir de 1º de fevereiro de 2016. Os percentuais ficam acima da inflação. A água sofre reajuste de 16,78% e o lixo de 21,39%
No dia 28 de dezembro, foi realizado no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental - SANEAR, a reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental – COMMASA.
Durante a reunião o prefeito Leonardo Deptulski falou sobre as dificuldades enfrentadas em Colatina para realizar o abastecimento de água diante das circunstâncias prejudiciais, tais como a seca e os danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana(MG), em sua fala destacou as medidas tomadas para contornar essa situação.
O presidente do Conselho e o prefeito falaram sobre quais medidas estão sendo adotadas para garantir à população a qualidade da água distribuída na rede. Esclareceram ainda que estão sendo realizados exames diários na água tratada nas estações de tratamento (ETAs) e que tais exames estão sendo disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Colatina e no site do Sanear para que a população tenha acesso aos laudos. Por fim deixaram claro que a água disponibilizada nas redes estão de acordo com o a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
O Sr. Almiro Schimidt, Diretor de Administração e Finanças do Sanear,  prestou esclarecimentos sobre as despesas e receitas da autarquia e falou sobre a aplicação das novas tarifas, que terão início no dia 01 de fevereiro de 2016, conforme Decreto Nº 18.615, de 28 de dezembro de 2015. A proposta apresentada pela Autarquia, e aprovada pelo COMMASA, fixou um reajuste das tarifas de serviços de água em 16,78% e de resíduos em 21,39%.
“O gasto anual para manter todo custo de resíduo gira em torno de 11 milhões. Hoje a receita anual para custeio dos resíduos está em 7 milhões, sendo necessário o ajuste para não colocar em risco o equilibro econômico financeiro”, afirmou o diretor administrativo do Sanear.
Schimidt argumentou que o aumento no custo da energia elétrica no ano de 2015 foi um imprevisto que coloca em risco o equilíbrio econômico-financeiro de suas concessões. Entre agosto de 2014 e julho de 2015, o aumento da energia elétrica incindiu em 51,75% nos custos da água. Em contrapartida o Sanear reduziu os custos em 11,77%, os materiais de consumo em 1,10%, para poder trabalhar com um reajuste mais enxuto.
Confira no link:
http://www.sanear.es.gov.br/noticias/view/id/343/sanear-divulga-decreto-e-resolucao--tabela-tarefar.html
Fonte: www.colatina.es.gov.br - 30/12/2015 

Nenhum comentário: