sexta-feira, 28 de março de 2014

Centro de Treinamento do Brasil, Granja Comary é reinaugurada em Teresópolis


O Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, na Granja Comary, foi reinaugurado na quarta-feira (26/03/2014), em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O descerramento da placa foi realizado às 11h.
“Estive aqui antes com o Felipão e o Parreira. Eles me disseram que não havia lugar mais adequado para preparar a Seleção para a Copa de 2014 do que a Granja Comary. Só que as instalações estavam todas obsoletas, o que nos deixava com um grande desafio, de botar tudo abaixo e começar a construção do zero. Hoje, tenho o orgulho e o privilégio de entregar à nossa comissão técnica e, sobretudo, aos nossos jogadores que para cá virão, a nova Granja Comary”, disse o presidente da CBF, Joé Maria Marin.
Após o pronunciamento, Marin fez o gesto simbólico da entrega das chaves da Granja Comary ao técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari.
“Aqui teremos todas as condições de fazer uma grande preparação para tentar a conquista do hexa. Se quiserem cobrar alguma coisa, cobrem da gente”, disse Felipão.
O técnico destacou também o nível de segurança, conforto e privacidade da nova Granja Comary. “Os jogadores encontrarão tudo semelhante ou melhor do que estão acostumados em seus clubes na Europa. A Granja Comary ficará como uma grande herança para muitos técnicos, que aqui trabalharão e para as jovens promessas do futebol brasileiro”, completou.
A convocação da equipe que disputará a Copa do Mundo da FIFA 2014 será feita em 7 de maio. Os jogadores se apresentarão no CT de Teresópolis em 27 de maio para o início da preparação para o Mundial.
Estrutura
Foram 10 meses de obras nos cerca de 8,5 mil m² de área construída da Granja Comary, que tem um terreno de 149 mil m². A reforma foi dividida em cinco setores.
Somente jogadores e comissão técnica terão acesso ao Setor 1. No local, apenas as fundações foram mantidas e quase tudo foi reconstruído. Agora, os 22 apartamentos duplos de antigamente deram lugar a 30 suítes individuais e seis duplas.
O Setor 1 ainda contará com sala de convivência, para jogadores receberem parentes, além do salão de jogos com sinuca, pingue-pongue e totó, sala de videogame, uma academia exclusiva, sala especial para departamento médico e outra para fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, toda a área de serviços, com lavanderia, almoxarifado e estamparia, além do restaurante da Seleção.
O Setor 2, que compreende a parte de vestiários, campos e academia próxima ao campo, também passou por reforma. O vestiário da Seleção, por exemplo, agora é personalizado. Ele conta com área separada para comissão técnica e outra para os jogadores, spa com duas banheiras de hidromassagem para recuperação pós-treino ou jogo, sauna seca e a vapor e mais duas banheiras destinadas à crioterapia. Ao lado, fica o vestiário dos visitantes.
Próximo aos vestiários, no mesmo setor, a academia foi totalmente modernizada, com aparelhos de última geração. Ainda foram criadas uma sala de fisiologia e outra sala para o departamento médico e para a fisioterapia. Também ficarão próximas a rouparia da Seleção, a parte administrativa da CBF e a sala da Escola Brasileira de Futebol. Ainda no Setor 2, um dos três campos do CT foi todo preparado para os treinos pré-Copa do Mundo. A mesma empresa que instalou os gramados do Mundial foi a responsável pela reforma, observando os mesmos padrões de grama e irrigação.
O Setor 3 é o ginásio poliesportivo, que também passou por obras. O piso foi trocado, passando a ser de lisonda, todo o telhado foi reconstruído para arrumar algumas falhas, e os banheiros masculino e feminino foram reformados.
No Setor 4, estão algumas das novidades mais interessantes no que diz respeito à recuperação e ao tratamento de jogadores com lesão. A piscina foi construída para possibilitar ao fisioterapeuta, médico ou preparador físico observar o movimento do jogador debaixo da água: uma parte dela é transparente, fechada por vidro, com uma área de exposição para os profissionais da área.
Além da piscina, o Setor 4 ainda conta com o Caminho das Águas. Essa instalação permite aos fisioterapeutas uma alternativa na recuperação de jogadores, já que ali é possível realizar trabalhos diferenciados em um circuito com água rasa, corrente e um fundo de pedras.
No Setor 5, o destaque é a arquibancada voltada para os campos de treinamentos da Seleção, que agora tem capacidade para receber 180 pessoas. Foi criado também um estacionamento exclusivo para atender a imprensa com 1800 m², além de outro para convidados e prestadores de serviço, com 600 m².
Pela Granja Comary já passaram inúmeros craques ao longo de pouco mais de 27 anos de história. Ela foi inaugurada em 31 de janeiro de 1987.
(Fonte: CBF/Saite da Copa: www.copa2014.gov.br)
(Foto: www.eventos.turismo.gov.br)

Nenhum comentário: