sábado, 22 de março de 2014

Capitão no primeiro título mundial do Brasil, Bellini morre aos 83 anos em São Paulo



Fonte: Portal da Copa do Mundo no Brasil -  www.copa2014.gov.br

Bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962, o ex-jogador de futebol Bellini morreu na quinta-feira (20/03/2014), aos 83 anos, em São Paulo. Hideraldo Luís Bellini sofria com o Mal de Alzheimer e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital paulista. O velório foi na sexta-feira, em Itapira (SP), sua cidade natal.
Bellini foi capitão do Brasil na Copa do Mundo de 1958 e, quando a Seleção sagrou-se campeã na Suécia, o zagueiro imortalizou o gesto de levantar a taça com as duas mãos sobre a cabeça. A escultura em homenagem aos heróis de 1958 que fica em uma das entradas do Maracanã, no Rio de Janeiro, é popularmente conhecida como estátua do Bellini.
Quatro anos depois de levantar a taça em 1958, ele também participou do grupo que conquistou o bicampeonato mundial, no Chile. O zagueiro também disputou a Copa de 1966, na Inglaterra. Bellini vestiu a camisa da Seleção de 1957 a 1966 e disputou 51 partidas.
Bellini iniciou a carreira no Itapirense e jogou pelo Sanjoanense, da cidade paulista de São João da Boa Vista. Mas foi no Vasco da Gama que se destacou, sobretudo por ser um zagueiro vigoroso e de muita raça. Bellini defendeu o clube carioca de 1952 até 1961 e conquistou três títulos cariocas e um torneio Rio-São Paulo. O zagueiro também vestiu as camisas do São Paulo e do Atlético Paranaense. A carreira foi encerrada em 1969.
Homenagens
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, manifestou pesar e se solidarizou com familiares e amigos do "eterno capitão". O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, decretou três dias de luto e orientou a Comissão de Arbitragem da CBF a observar um minuto de silêncio nas competições promovidas pela entidade. "O futebol brasileiro e seus torcedores estão de luto com a morte daquele que foi um grande capitão. Tive a oportunidade de conhecê-lo em sua passagem pelo São Paulo, em que mostrou ser, além de um excelente zagueiro, um cidadão e profissional exemplar", disse Marin em declaração publicada pelo site da CBF.

Nenhum comentário: