terça-feira, 29 de janeiro de 2019

LITURGIA DIÁRIA,DOMINGO,3-02-2019,SÃO BRÁS.VOZ:REPÓRTER PAULO MACIEL

Liturgia Diária, domingo,3/02/2019. Dia de São Brás. Cor litúrgica: Verde. Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 1,4-5.17-19): "Eu te consagrei e te fiz profeta das nações.". Salmo Responsorial (Sl 70,1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17 (R.15ab)): "R: "Minha boca anunciará todos os dias, vossas graças incontáveis, ó Senhor." Segunda Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12,31-13,13): "Permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior delas é a caridade." Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 4,21-30): "Jesus, assim como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus." Fonte: Sitecnbb.org.br . TEXTO, PESQUISA: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (29-01-2019) 1º/02/2019: São Brás, rogai por nós! - Fonte: Sitea12.com
 Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Foi nomeado bispo de Sebaste no século III. Perseguido pelos romanos, Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
São Brás foi um pastor muito querido pelos fiéis de sua grei. Durante o seu cativeiro, na escuridão do calabouço, obteve de presente de algum de seus amigos um par de velas, com as quais recebia luz e calor. Por isso, na representação iconográfica, o santo aparece portando duas velas.
A tradição da "Bênção de São Brás", ou "Bênção das gargantas", que se faz cruzando duas velas sobre as gargantas, se atribui a um milagre que o santo fez em vida, quando curou uma criança que morria engasgada com um osso na garganta.
Muitas tradições envolvem seus prodígios, graças e seu martírio. O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsRG
O NA PETROBRAS E VÃO A BRUMADINHO;

Nenhum comentário: