terça-feira, 29 de janeiro de 2019

FAMÍLIA DE JOÃO NEIVA/ES INVESTE NA FABRICAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

A produção de cervejas artesanais tem ganhado espaço no Espírito Santo e uma família de João Neiva viu no setor a chance de abrir seu próprio negócio. A “Apotheose cervejas especiais”, localizada as margens da BR 101, é a primeira fábrica da cidade a obter o registro no Ministério da Agricultura.

Maristela Nair Collodetti Demuner e seu filho Antônio Vitor Collodetti Demuner trabalham à frente da fabricação das cervejas desde 2015, quando tudo começou, mas também podem contar com a ajuda do esposo e de sua filha. Nesse início a produção era de 25 litros da bebida, hoje a fábrica chega a produzir cerca de 1.200 litros.
Segundo Maristela, a vontade da família ter seu próprio negócio sempre existiu, mas foi um acontecimento que fez surgir a ideia. “Meu filho decidiu largar a faculdade de engenharia porque não estava feliz com sua escolha e eu tinha passado por um curso do Sebrae e foi dessa experiência que surgiu a ideia de abrir nossa própria fábrica de cervejas artesanais”, explica.

Na “Apotheose cervejas especiais” são produzidas três tipos da bebida com base de cevada maltada: a Pilsen, que tem uma característica um pouco mais leve. A Ipa, que possui aroma floral, amargor acentuado e leve dulçor. Uma cerveja para os mais exigentes apreciadores do estilo Indian Pale Ale. E a Porter, que tem um aroma tostado, combinando o gosto de café e chocolate nela presente.


“Quando vi que era isso mesmo que eu queria, fui em busca de me aperfeiçoar. Fiz muitos cursos, alguns deles como o de Produção de cerveja pelo Ifes de Santa Teresa que foi muito importante e me ajudou a chegar onde cheguei hoje”, comenta João Vitor.
Perguntados sobre o significado do nome “Apotheose”, a resposta foi certeira. “Apotheose significa o ápice de um espetáculo e queremos que, ao provar da nossa cerveja, o cliente possa sentir o ápice do nosso produto, ou seja, o melhor que produzimos”, afirma João.
COMO TUDO COMEÇOU
Como tudo tem uma bela história, com a “Apotheose cervejas especiais” não seria diferente.  Maristela, servidora pública municipal, conta que em 2015 participou do curso Empretec, ministrado pelo Sebrae, apenas para funcionário da prefeitura e que no início não estava muito animada. Mas com o passar do curso se sentiu desafiada e motivada.
“Nesse curso tínhamos que vencer um desafio, o de montar uma empresa e lucrar com ela. Como sempre gostei de cerveja artesanal, fui atrás de uma marca que já conhecia e consegui algumas amostras”, conta a empresária.
Maristela não ganhou o desafio, mas fez sucesso na cidade. Mais de 100 garrafas de cervejas foram vendidas, todas no mesmo dia, e os lucros com as vendas foram destinados para um projeto da Igreja Católica. A empresária conta que foi a partir daí que surgiu o desejo de criar sua própria receita.
Visitas


A Apotheose cervejas especiais oferece uma ótima opção para quem é fã de cerveja artesanal. A fábrica é aberta à visitação e tem uma área anexa onde os turistas podem comprar os produtos.
O horário de visitação durante a semana é das 7h às 18 h. Aos sábados e domingos de 7h às 12h ou agendando no telefone: (27) 99848-5874 / (27) 99986-1331.
Endereço: R. Francisco Feliciano Fraga, nº01, Piraqueaçu, João Neiva ES.
Informações à imprensa: Thaís Tonini. Tel. (27) 99835-1128 - E-mail: comunicacao@joaoneiva.es.gov.br . Acesse nossa página no facebook: https://www.facebook.com/prefeiturajoaoneiva .
(24/01/2019). Fonte: Sitejoaoneiva.es.gov.br. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SUAS PÁGINAS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (29/01/2019)

Nenhum comentário: