terça-feira, 29 de janeiro de 2019

LITURGIA DA PALAVRA,SÁBADO,2-02-2019, SANTA MARIA DOMENICA MANTOVANI

Liturgia Diária, sábado,2/02/2019. FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Dia de Santa Maria Domenica Mantovani. Cor litúrgica: Branca. Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Malaquias (Ml 3,1-4): "O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo.". Salmo Responsorial (Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)): "R: "O Rei da glória é o Senhor onipotente!" Segunda Leitura: Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 2,14-18): "Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos." Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2,22-40): "Meus olhos viram a tua salvação." Fonte: Sitecnbb.org.br .  

TEXTO, PESQUISA: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (29-01-2019)

1º/02/2019: Santa Maria Domenica Mantovani, rogai por nós! - Fonte: Sitea12.comMaria Domenica nasceu em Verona, no dia 12 de novembro de 1862. Teve nos seus pais João Batista Mantovani e Prudência Zamperini, e no seu avô, que vivia com eles, a influência profunda de uma família honesta e cristã de trabalhadores simples, piedosos e dignos.
Frequentou apenas a escola primária, por causa da pobreza da família. Mas a falta de cultura foi compensada pelos dotes de inteligência, vontade e grande senso prático. Desde criança mostrou sua vocação religiosa e, incentivada pelo avô, dedicava-se à oração e a tudo o que se referia a Deus.
Aos quinzes anos, Maria Domenica passou a ser orientada pelo padre José Nascimbeni, que a levou a prosseguir na vida da perfeição. Ela dedicava-se ao ensino do catecismo às crianças, visitava e assistia os doentes e os pobres.
Maria Domenica foi a principal fundadora de uma nova família religiosa, chamada "Pequenas Irmãs da Sagrada Família". Espalhado pelo mundo, este instituto conta com mil e duzentas Irmãs presentes em cento e cinquenta casas na Itália, Suíça, Albânia, Angola, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, dedicadas às mais variadas atividades apostólicas e caritativas.
Madre Maria Josefina da Imaculada faleceu depois de breve enfermidade, no dia 02 de fevereiro de 1934. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: