terça-feira, 29 de janeiro de 2019

COMEÇA PRAZO PARA ALISTAMENTO NO SERVIÇO MILITAR 2019


A Junta de Serviço Militar (JSM) de João Neiva/ES informa que já iniciaram as inscrições para o Alistamento Militar obrigatório para todos os jovens que irão completar 18 anos até o final de 2019. De acordo com a secretária da 362ª JSM Rosângela Ruy Bobbio, as inscrições serão realizadas até o dia 30 de junho.
As inscrições devem ser feitas via internet no endereço www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar, que fica na sede da Prefeitura.
Confia abaixo algumas informações necessárias para se orientar quanto ao serviço:
01) O que é o alistamento militar?
O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completa dezoito anos, via internet no endereço: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
02) O que fazer se eu perder o prazo do alistamento?
O cidadão deve comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu Alistamento Militar.
03) O que acontece se eu não me alistar?
O jovem que não se alistar estará em débito com o Serviço Militar e ficará impedido de acessar determinados serviços, como:
  • Obter carteira profissional;
  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Obter o Título de Eleitor;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outros impedimentos.
04) Quais documentos são necessários para o alistamento militar?
O cidadão deve levar seus documentos originais, que são: CPF, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento e o Comprovante de Residência. 
06) Perdi meu Alistamento ou o Certificado, o que fazer?
Primeiramente, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer o Boletim Unificado, depois deve comparecer à Junta de Serviço Militar com o BU e seus documentos pessoais para solicitar uma 2ª via. Lembrando que todos os documentos não retirados no prazo de 90 dias a partir da data prevista para a entrega, serão incinerados, conforme o Artigo 33, Inciso V da NT-03-DSM. 
07) Quanto devo pagar?
Os valores das Taxas e Multas são atualizados a cada três meses. As guias para o pagamento devem ser solicitadas na Junta de Serviço Militar e os valores pagos vão para o Fundo Militar.
VALORES ATÉ MARÇO DE 2019
  ARTIGOS
REFERÊNCIA
VALOR R$
                                                                            TAXA
 107
CDI (1ª VIA) E DEMAIS VIAS
4,27
                                                                         MULTA
 176/1
ATRASO DE ALISTAMENTO
4,27
 177/1
2ª VIA DE CDI, CR E CAM, DOCUMENTO INCINERADO
12,81
                                                                                                                Informações à Imprensa: Thaís Tonini - Tel. (27) 99835-1128 - E-mail: comunicacao@joaoneiva.es.gov.br . Acesse nossa página no facebook: 
https://www.facebook.com/prefeiturajoaoneiva
(18/01/2019). Fonte: Sitejoaoneiva.es.gov.br. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SUAS PÁGINAS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (29/01/2019)

Nenhum comentário: