terça-feira, 7 de julho de 2015

PAULO MACIEL COMENTA

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Tá difícil ter uma alimentação saudável hoje em dia. Tenho observado que especialistas em saúde condenam cada vez mais os alimentos que estão disponíveis para a população. Só para citar alguns exemplos, há itens proibitivos naquilo que a gente come: Sódio, açúcar, glúten, lactose, gorduras (a trans é só uma delas), bromato de potássio, hormônios, conservantes, agrotóxicos... Fico pensando: Se são tão maléficas, porque ainda produzem alimentos com essas substâncias?  
...
O jornalista Chico Pinheiro comentava há poucos dias sobre os graves acidentes de trânsito e a lei sobre o uso do cinto de segurança no Brasil: “A lei PEGA, a lei não PEGA... O negócio é PEGAR quem não cumpre a lei!”
...
Sobre o concurso público para “agente de serviços urbanos” ou “auxiliar de serviços urbanos”, cujas inscrições estão abertas em Colatina/ES, um interessado quis saber qual a função desse profissional. Foi aí que veio saber que essa é a designação oficial do nosso popular “gari”.
...
A respeito do aumento da expectativa de vida da população, um analista do tema disse recentemente que o Brasil mais velho será um país ainda mais feminino (mais mulheres que homens). Isso ocorrerá porque ELAS vivem em média oito anos a mais que ELES.
...
Um economista disse criticamente numa entrevista à TV que a tributação no Brasil “IN-GANA”, pois cobra-se o imposto em nível de INglaterra e o retorno para a população é em nível de GANA. Quando o Impostômetro (aparelho que mede  quanto o brasileiro paga de tributos) chegou à marca de R$ 1 trilhão, no mês de junho, alguns empresários sugeriram a redução dos gastos com a máquina pública. “O tamanho do ESTADO (Executivo, Legislativo, Judiciário) compromete”, disse um deles.
...
Todo mundo hoje gosta de manusear seu telefone celular e smartphone a todo momento, até mesmo andando pelas ruas das cidades. O modismo, no entanto, já está provocando problemas de coluna em muita gente. Um médico alertou que nossa cabeça pesa normalmente cerca de seis quilos, e quando a inclinamos para manusear o celular passa a ter um peso de 27 quilos. Ele concluiu que a repetição diária desse movimento vem causando artrose precoce em muitos usuários.
...
Resolução da Anvisa (acho que de 2006) diz que estabelecimentos farmacêuticos podem vender medicamentos fracionados, ou seja, apenas a quantidade de comprimidos que o médico receitou como necessária para o paciente. Na prática, contudo, não é o que se vê. Pelo que eu soube, trata-se de uma opção e não de uma obrigação para as farmácias e laboratórios. Mas seria uma boa coisa para os pacientes se houvesse a adesão dos fabricantes. Muitas vezes a gente compra remédio, consome o necessário e fica um punhado de cápsulas armazenadas sem a gente saber o que fazer com elas.
...
Gostei de uma definição para o Brasil, que ouvi de um entrevistado na TV: “Existem vários Brasis: um mais ameríndio no Norte, um mais negro no Nordeste, um mais mestiço no Sudeste e um mais branco no Sul.” Temos realmente um Brasilzão, um País-Continente com muitas peculiaridades e necessidades.
...

Me identifiquei muito com esta definição que ouvi sobre a GRAÇA: “Viver na GRAÇA é deixar que Deus viva em nós.”

Nenhum comentário: