quarta-feira, 29 de julho de 2015

Diocese de Colatina lança Cartilha Social e Pastoral da Criança é destaque nacional

A Diocese de Colatina acaba de lançar sua Cartilha Social, documento que reúne todas as pastorais sociais e entidades ligadas à Cáritas Diocesana. Em sintonia com o atual Projeto Diocesano de Evangelização e com as comemorações pelos 25 anos da Diocese, a Cartilha Social nasce com o propósito de mostrar a todos o “rosto social” da Igreja Particular de Colatina, todas as iniciativas realizadas, os públicos beneficiados, a abrangência e o objetivo de cada ação social.
O objetivo da Cartilha Social, portanto, é informar ações da Pastoral Social, que é composta por cinco pastorais sociais e um organismo: Pastoral da Sobriedade, da Criança, do Menor, da Saúde, Carcerária e Cáritas Diocesana.
O lançamento oficial do documento aconteceu no último dia 15 de julho, durante a missa em ação de graças pelos 25 anos de instalação da Diocese de Colatina, ocorrida na Catedral. Na ocasião, representantes de todas as pastorais sociais e Cáritas estiveram presentes. O documento foi apresentado pelo padre Joseumar Miranda da Silva, que é o articulador diocesano das pastorais sociais.
Os interessados em conhecer a Cartilha Social devem entrar em contato com sua paróquia ou procurar as pastorais sociais e Cáritas na Diocese de Colatina.
A seguir, confira a mensagem que padre Miranda proferiu na oportunidade:
Diz o próprio Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (cf Jo 10,10). Como continuadora da missão de Jesus, a Diocese de Colatina, ao longo desses 25 anos, coloca-se a serviço da vida, a fim de que todos possam participar plenamente da vida em Cristo.
A Cartilha Social vem mostrar parte da caminhada da Igreja Particular de Colatina em favor daqueles que se encontram caídos à beira do caminho. Ela foi construída num processo participativo, a partir das ações desenvolvidas pelas pastorais sociais e pela Cáritas Diocesana, organizadas em nível diocesano.
Com a Cartilha Social, a Diocese de Colatina se apresenta de forma viva. Nela, está sintetizada a luta em defesa da vida, mudando estruturas injustas e resgatando a cidadania plena, direito inerente de todo ser humano.
Ao contemplar as ações apresentadas nesta Cartilha, celebramos o testemunho de todos aqueles e aquelas que, alimentados pelo amor de Jesus, colocam-se a serviço e, a partir disso, com a força renovadora de Cristo, chamam a todos para se reencantar pela missão de Jesus, para ser cristão vivo em uma Igreja viva, discípula, missionária e profética, e para fazer a opção preferencial pelos pobres e pela vida, rumo ao reino definitivo (DGAE).
PASTORAL DA CRIANÇA SE DESTACA EM NÍVEL NACIONAL
Neste mês de julho, a Pastoral da Criança nacional divulgou dados atualizados em relação aos atendimentos realizados em todo o país. A Pastoral da Criança da Diocese de Colatina foi a que mais cresceu no Brasil em número de atendimentos, superando 306 dioceses. Mensalmente, na Diocese de Colatina, são 4.596 pequenos que recebem a visita dos agentes, a fim de contribuir para o seu crescimento saudável e qualidade de vida.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Colatina, Fátima Roldi, esse marco importante é fruto de um grande trabalho, realizado especialmente nos últimos dois anos. “A Pastoral da Criança cresceu e expandiu por 15 municípios de nossa Diocese. Hoje, estamos presentes em quase todas as paróquias”, afirmou Fátima. Para se ter uma ideia desse crescimento, do primeiro trimestre de 2014 para o de 2015, 890 novas crianças foram atendidas. “O que faz crescer nossa pastoral é o amor pela criança, inspirado nas palavras de Jesus Cristo: ‘Quem acolhe uma criança, a mim acolhe (Lc 9, 48)’”, definiu a coordenadora.
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças pobres, do ventre materno aos seis anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, através de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

FONTE: http://diocesedecolatina.org.br


Nenhum comentário: