quarta-feira, 15 de julho de 2015

IBGE: Comércio varejista registra resultado negativo pelo quarto mês

Fonte: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/
Em maio de 2015, o Comércio Varejista do País registrou variação de -0,9% no volume de vendas, com relação ao mês anterior, ajustada sazonalmente, sendo o quarto mês consecutivo com resultado negativo. Nesta mesma comparação, a variação da receita nominal permaneceu constante (0,0%). Quanto à média móvel trimestral, o volume de vendas registrou variação de -0,8%, enquanto a receita apresentou taxa de -0,2%. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional apresentou, em termos de volume de vendas, decréscimo de 4,5% sobre maio do ano anterior, acumulando variações de -2,0% no ano e de -0,5% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou variação de 1,9%, 4,1% e de 5,7%, respectivamente.
O Comércio Varejista Ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, permaneceu em queda sobre o mês imediatamente anterior (-1,8%), sendo o sexto resultado consecutivo negativo, na série com ajuste sazonal. A variação da receita nominal foi de -0,9%, voltando a ser negativa. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, foram registradas variações de -10,4% para o volume de vendas e de -4,2% na receita nominal de vendas. As taxas acumuladas foram de -7,0%, no ano, e de -5,0%, nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de -1,1% e 0,8% para a receita nominal, respectivamente. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada aqui.
Sete das dez atividades pesquisadas apresentaram variação negativa
Em maio, sete das dez atividades investigadas na pesquisa registraram resultados negativos para o volume de vendas, na relação mês/mês anterior com ajuste sazonal. As taxas negativas foram: -0,1% em Combustíveis e lubrificantes; -0,4% em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; -1,1% para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; -2,1% em Livros, jornais, revistas e papelaria; -2,1% para Móveis e eletrodomésticos; -3,8% para Material de construção; e -4,6% em Veículos e motos, partes e peças. As atividades com resultados positivos foram Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com 5,5%; Tecidos, vestuário e calçados, com 2,7%; e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 1,7%. (Mais detalhes no site do IBGE)

Nenhum comentário: