sábado, 8 de novembro de 2014

FILOSOFIA/SABEDORIA NO BLOG REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Texto e pesquisa: Paulo R. Maciel

O candidato a presidente da República, Aécio Neves, após a árdua campanha eleitoral em que não ganhou, mas recebeu expressiva votação e apoio do povo, falou aos brasileiros repetindo conhecido versículo do apóstolo São Paulo: “Combati o bom combate, cumpri minha missão, guardei a fé.”
...
O ator Nei Latorraca falou algo interessante há poucos dias (Programa Sem Censura, na TV Brasil) sobre o Mal de Alzheimer, que atinge pessoas em todo mundo. Segundo o veterano artista, um modo de evitar essa doença é fazer como os armênios. Eles têm o hábito de, todos os dias, decorar uma frase, uma poesia ou algo parecido, deixando a mente sempre ativa. Vale dizer que um dos efeitos do Alzheimer é o esquecimento das coisas. Quando eu era criança dizia-se que os portadores idosos desse mal ou de outra senilidade estavam “caducos”.
...
"Nós, católicos, não fazemos CULTO AOS MORTOS, mas, sim, oferecemos a missa PELOS MORTOS, EM SUFRÁGIO DOS MORTOS, EM FAVOR deles. Nessa celebração os  encomendamos a Deus, para que tenha misericórdia dos falecidos. Se rezamos pelos vivos, por que não rezar pelos falecidos e pedir a Deus que os acolha? É uma obra de misericórdia..."  Foi mais ou menos assim que o cardeal Dom Odilo Scherer explicou aos fiéis, no Dia de Finados, num evento da Comunidade Canção Nova, em São Paulo, porque são realizadas missas póstumas nas igrejas católicas.
...
Vi num muro uma inscrição mais ou menos assim: “Coloque Deus no INÍCIO, que Ele cuidará de você no FIM.”
...
Ouvi na TV: “O homem APRENDE a NÃO viver dos seus prazeres, dos seus impulsos.”
...
Ouvi na TV: Depressão: Excesso de passado; Solidão: excesso de futuro; Vamos, então, viver o presente.
...
Um ex-companheiro de religião encontra uma desapegada freira e diz pra ela: - Quando eu estava nessa religião aí, eu tinha apenas um carro, e hoje eu tenho dois; quando eu estava nessa religião aí, eu tinha apenas um imóvel, e hoje eu tenho três... E foi falando da sua multiplicação de bens. Depois de ouvi-lo em silêncio, a simples freirinha virou-se e disse: - Oh meu querido irmão, eu, na verdade, quando comecei minha missão aqui, tinha dois pães, e agora tenho apenas um. É que Jesus me ensina sempre a repartir, a compartilhar.   


Nenhum comentário: