sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

São Paulo dá desconto de 30% para consumidores que economizarem água. Sabesp dá dicas para fazer economia nas torneiras

(Fonte e fotos: Companhia de Saneament Básico do Estado de São Paulo (SABESP))
Cada um dos quase 10 milhões de moradores abastecidos pelo Sistema Cantareira consume, em média, 161 litros de água por dia. Para atingir a meta de redução de 20% estabelecida pela Sabesp e, consequentemente, pagar até 30% menos de conta no mês, o consumo per capita tem que cair para 128 litros. Cada pessoa deve economizar 33 litros diários. Não é impossível, basta estar disposto a mudar alguns hábitos. Vale lembrar que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa pode viver normalmente com 110 litros por dia sem prejudicar higiene, alimentação e outras atividades.Os vilões do desperdício - Os vazamentos são o maior vilão quando o assunto é desperdício de água. Por exemplo: uma torneira gotejando desperdiça mais de 40 litros de água por dia. Já se estiver correndo um filete de água de aproximadamente dois milímetros, o desperdício sobe para mais de 130 litros por dia. O banho vem na sequência no desperdício de água. Em casas, um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros. Se o banho durar 5 minutos, com o registro fechado enquanto se ensaboa o corpo, o consumo cai para 45 litros – economia de 90 litros. Em apartamentos, os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água; reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros. O vaso sanitário é a terceira maior fonte de gasto de água. Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros por descarga. Por isso, não se deve utilizar o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro e nunca acionar a descarga à toa. É importante também consertar os vazamentos assim que eles forem notados e manter a válvula sempre regulada – ou o consumo pode chegar a 30 litros de água por descarga. 
Outras dicas importantes - 
Uso racional da ÁguaEscovar os dentes com a torneira aberta durante cinco minutos gasta 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Mas, se a torneira for aberta apenas para molhar a escova de dentes e se for utilizado um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros de água em casa e de 79 litros em apartamento.O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Abrindo a torneira apenas para o enxague, pode-se economizar até 9 litros de água em casa e 79 litros em apartamento.Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamentos. 
Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Por isso, ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar. Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana.A água do tanque ou máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar o quintal ou a calçada. Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira aberta, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, faça a rega de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Use um regador ou, em último caso, uma mangueira com esguicho-revólver, podendo chegar a uma economia de 96 litros de água. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Por isso, deve-se usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal. Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.As dicas de economia de água valem para todos, mas é importante identificar como você e sua família consomem água e onde podem economizar. Para isso, a Sabesp disponibiliza um “Simulador de Consumo”. 
Curso de pesquisa de vazamentos

Cursos gratuitosSabendo que os vazamentos são a maior causa de desperdício de água, a Sabesp oferece cursos de pesquisa de vazamento gratuitamente a seus clientes. Os principais objetivos são transmitir aos participantes técnicas simples e objetivas para se detectar vazamentos em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e ocorre de manhã e à tarde. Informações sobre datas, horários e locais podem ser obtidas nas agências de atendimento ou pelo telefone 195 (ligação gratuita para a Grande São Paulo).

DADOS SOBRE A EMPRESA: A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. Desde 2002 a Sabesp possui ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e Nova Iorque.Em número de clientes, pode ser considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo. São 27,9 milhões de pessoas atendidas, quase duas vezes a população da Bélgica e o correspondente a 70% da população urbana do Estado de São Paulo. A Empresa opera 232 estações de tratamento de água, 504 instalações de tratamento de esgotos, 63,2 mil quilômetros de redes de água e outros 46,1 mil quilômetros de tubulações de esgotos. De 2013 a 2016 serão investidos R$ 9,8 bilhões para manter os índices de atendimento. Atualmente a cobertura da Sabesp é de: marcador 99% de água tratadamarcador  83% de esgotos coletadosmarcador  77% de tratamento de esgotos 

Nenhum comentário: