domingo, 9 de fevereiro de 2014

Colatina/ES tem novos abrigos de ônibus. Informatização ajuda passageiros a visualizar em monitores (painéis) horário de chegada dos coletivos



(Fonte da notícia e fotos: Prefeitura. Adaptação: Paulo R. Maciel para o blog
REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM)

Quem usa o transporte coletivo já percebeu mudanças nos abrigos no Centro de Colatina/ES. A cidade está ganhando 21 novos pontos de ônibus. De acordo com o gerente de Operação da Viação Joana D’arc, Vercilau Gava, com os novos abrigos os passageiros ganham mais conforto na hora de esperar o coletivo, pois os abrigos são maiores e com mais assentos. As mudanças serão feitas somente nos pontos do Centro da cidade, sendo três abrigos em cada local e seis abrigos em frente a Escola Aristides Freire. Foram colocadas inicialmente as hastes de metal e por último a cobertura. A inovação contou com a parceria da Prefeitura de Colatina, que colocou equipes para retirar os abrigos velhos, demarcando locais dos novos.
Informatização - Além das mudanças nos abrigos, os passageiros também vão poder acompanhar os horários dos ônibus no ponto. A empresa instalou cinco monitores que vão operar em fase de teste, indicando a previsão de chegada do ônibus. O passageiro poderá acessar a sua linha e ver em quanto tempo o ônibus vai passar por ali. Também serão disponibilizados aplicativos para celulares. O usuário vai poder acessar pelo celular o itinerário do ônibus e qual o ponto mais próximo. O projeto está sendo implantando desde janeiro de 2013, quando a empresa iniciou a instalação de GPS nos 100 ônibus e aplicativos para celulares, sendo que ao todo foram investidos cerca de R$ 600mil. Com essas mudanças os passageiros terão acesso a informação e poderão se programar e não perder tempo. Os monitores vão informar o horário dos três próximos ônibus que vão passar pelo local. Também vão apresentar outras informações, como clima e se o trânsito está congestionado. “Essas ferramentas tem o objetivo de facilitar a vida do passageiro, que vai ficar menos tempo esperando o ônibus. Esses dois projetos estão em fase de teste, depois desse período será avaliado se está funcionando bem e logo depois começa a funcionar de forma permanente”, finalizou Vercilau. Além dos 100 ônibus da Viação Joana D´Arc, 15 da Viação São Roque também estarão com GPS para o monitoramento.


Nenhum comentário: