terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONSELHO SE REÚNE PARA DISCUTIR SOBRE INICIO DAS OBRAS DO CRISTO REDENTOR DE COLATINA


///(Fonte e foto (terceira): Prefeitura de Colatina. Reprodução de fotos da TV de Ricardo Marim (segunda) e Moacyr Menegatti (primeira) : Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM)/// 

No dia 13 de fevereiro de 2014 foi realizada no Bairro Bela Vista, uma reunião do Conselho Administrativo da Obra de Restauração do Monumento Cristo redentor de Colatina. O encontro teve como objetivo discutir a obra de restauração e promover uma visita dos membros ao monumento. A reforma será realizada através de uma parceria firmada entre a Associação Empresarial de Colatina e Região – Assedic, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Colatina e a Câmara Municipal. A princípio será realizado um levantamento de todos os pontos críticos da estrutura, para que no inicio do segundo semestre as visitas ao monumento sejam permitidas aos turistas. A reforma será feita em três etapas, na primeira será avaliado todo quesito de segurança, através de uma análise do corpo de bombeiros, e posteriormente feita as adequações necessárias para garantir a segurança dos visitantes. A segunda será a parte estética, que compreende pintura, reforma e todo trabalho visual que será realizado interiormente, e a terceira etapa será o trabalho de paisagismo feito ao redor do monumento. Segundo o Presidente do Conselho e da Assedic, Ricardo José Marim (foto), os projetos arquitetônicos serão elaborados o quanto antes, para o levantamento dos custos para as adequações. “Buscaremos importantes parcerias através da iniciativa privada, leis de incentivo e emendas parlamentares, para que uma belíssima estrutura seja feita e possamos receber turistas e fieis de todo o Brasil e até mesmo de outros países”, disse Marim. Ainda de acordo com o conselho a reforma se faz necessária visto que o Cristo redentor, além de ser um grande patrimônio histórico e religioso do município, é um monumento fundamental para o fortalecimento do comércio no centro da cidade, que se encontra a aproximadamente cinco minutos de carro, além disso, fortalece ainda a rede hoteleira e gastronômica da cidade. O empresário e diretor-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Moacyr Artemes Menegatti Júnior (foto), também participou da reunião. Nova Estrutura - Após a reforma básica, outros projetos serão elaborados para o aperfeiçoamento do monumento. Banheiros adaptados, praça de alimentação, loja de conveniências, sala para recepção aos turistas e uma sede administrativa estão entre os projetos. A praça ao redor e as áreas verdes, serão preservadas e bem estruturadas, além disso, outras ações sociais e culturais com a população local serão realizadas, como feira de artesanatos, celebrações, exposições, aulas de capoeira e ginástica para a melhor idade. A Capela - Em parceria com a Diocese de Colatina, a atual capela, localizada logo abaixo da estátua será reformada e receberá celebrações semanalmente.
O Mirante e O Museu - Aos pés do Cristo, a aproximadamente 15,5 metros de altura, o museu acompanhado do mirante em sua área externa, será o destino final dos visitantes. Em seu interior, o turista poderá conferir fotos, relatos, histórias e relíquias da criação do monumento.

Nenhum comentário: