sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

COLATINA FORMARÁ MÃO DE OBRA QUALIFICADA COM A INAUGURAÇÃO DO SENAI CENTROMODA




                                                Marcos Guerra "Oportunidade de qualificação"

(Foto ilustrativa captada no SENADO por Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM)

Na noite de quinta-feira (20/02/2014) foi inaugurado em Colatina, o SENAI Centromoda, um moderno centro de inovação, design e formação profissional. O complexo, com 775 m², vai funcionar anexo ao Centro Integrado SESI/SENAI/IEL Colatina, com um modelo inovador de minifábrica têxtil que simula o ambiente industrial e onde os alunos poderão aprender como de fato atuarão no ambiente de trabalho.
Uma realização do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), o Centromoda tem como objetivo suprir a carência de trabalhadores qualificados para atuarem na indústria têxtil e do vestuário e também apoiar o fortalecimento das indústrias do setor.
Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra (foto), o Centromoda de Colatina, uma obra avaliada em R$ 4 milhões de reais, é uma conquista importante para a economia da região.
“Nós ouvimos os empresários e atendemos suas demandas. Assim, podemos oferecer oportunidade de qualificação, gerando trabalho e renda para os moradores locais, promovendo também a interiorização do desenvolvimento", pontua Guerra.
Os novos laboratórios são de Estamparia, CAD/ Design, Bordado, Processos de Lavanderia, Mecânica e Manutenção de Máquinas, Modelagem, Laboratório de Informática e Produção do Vestuário. Serão 16 novos cursos, com 400 vagas para a região. Entre as possibilidades de formação estão: Supervisor de Produção de Vestuário, Risco e Corte de Confecção Industrial, Mecânica e Manutenção de Máquina de Costura Industrial Eletrônica, Ajuste e Regulagem de Máquinas Especiais. O Centro Integrado de Colatina já ofertava 10 cursos para o setor, como Técnico em Vestuário, Desenhista de Moda e Modelista de Roupas, entre outros.
Para o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, o Complexo é mais uma grande oportunidade de qualificação para os colatinenses que gostam e vivem do setor têxtil do município.
“Os cursos vão oferecer qualificação profissional de acordo com as necessidades do ramo do vestuário, setor expressivo da economia colatinense e que permanece em franca expansão. Essa iniciativa do Sistema Findes, através do Senai, uma entidade respeitada pela qualidade dos cursos oferecidos, vai abrir oportunidade para que mais trabalhadores possam se preparar e ingressar nesse ramo de trabalho”, afirmou Deptulski.
O SENAI Centromoda Colatina também vai oferecer diversos serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias da região, como desenvolvimento de arte de estampas e bordados, de etiquetas e corrosão de peças, serviços de estampas localizadas, sublimação e desenvolvimento de protótipos de camisetas promocionais.
O município de Colatina caracteriza-se pela fabricação de jeans, que representa mais da metade da sua produção, bem como pela confecção de roupas de malha e roupas sociais. Esse polo apresenta, ainda, outras atividades, como prestação de serviços de facção, de lavanderia, limpeza de roupa, serviços de estamparia e de serigrafia, além de serviços especializados de bordadeiras e estilistas. (Fonte: Saite da Prefeitura de Colatina) 

Nenhum comentário: